Notas do Conselheiro

Algo além da aprovação do Novo PED

Após alguma reflexão e ouvindo pessoas próximas que nos apoiaram e continuam nos apoiando, resolvi dar visibilidade a algumas ações que tenho tomado no âmbito do CD após nossa posse em 26/11.

Em 17/01, mantendo a nossa constância de propósito relativa aos déficits do PPSP, após por diversas vezes ter argumentado que, independentemente do Novo PED, a Petros tem o dever de apresentar aos seus participantes os números estratificados que deram origem ao déficit objeto do PED 2015, ao qual se soma o déficit de 2018, enviamos ao Presidente do CD carta solicitando, dentre outros, que:

“a Diretoria Executiva apresente ao Conselho Deliberativo a estratificação dos déficits de 2015 e 2018, classificando-os em: i) atuariais; ii) variações macroeconômicas; iii) contingências arbitrais ou judiciais; iv) provisão para perdas de investimentos decorrentes de gestão temerária ou fraudulenta e, v) provisão para perdas de investimentos devido a outros fatores.”

Após ser dada ciência aos demais membros do CD, o presidente encaminhou à Diretoria Executiva o assunto solicitando as devidas providências.

Reforçando nosso posicionamento nesse sentido, durante o processo de aprovação do Novo PED, no último dia 20, registrei voto complementar o qual transcrevo a seguir:

Considerando:

  • a premência da aprovação do Novo PED, ora proposto pela Diretoria Executiva da Petros;
  • os esforços que a atual Diretoria vem empreendendo no sentido de viabilizar a sua implantação;
  • que a presente proposta deve ser encarada por todos como uma medida paliativa, a qual visa minimizar o impacto aos participantes e assistidos dos Planos PPSP-R e PPSP-NR;
  • que a despeito dessa viável iniciativa, não podemos aceitar que passados quatro anos do apontamento do déficit de 2015 da ordem de R$ 22 bilhões – os quais corrigidos atuarialmente resultaram em aproximadamente R$ 27 bilhões em 2017 – as referências feitas às causas desse déficit, sejam as mesmas apresentadas quando do apontamento do déficit;
  • que não podemos aceitar as justificativas apresentadas para o déficit de 2015, simplesmente pelo fato de que desvios ocorreram nos Fundos de Pensão, dentre eles a Petros, conforme tem sido noticiado, bem como que a própria Petros tem em andamento 82 (oitenta e duas) Comissões de Apuração Interna (CIAs), somando-se a isso o fato de que têm sido ajuizadas ações para cobrança de dívidas junto às Patrocinadoras pela Petros.
  • que a Lei Complementar no 109/2001 define:

Art. 21. O resultado deficitário nos planos ou nas entidades fechadas será equacionado por patrocinadores, participantes e assistidos, na proporção existente entre as suas contribuições, sem prejuízo de ação regressiva contra dirigentes ou terceiros que deram causa a dano ou prejuízo à entidade de previdência complementar.

Voto

A partir das considerações ora apresentadas, sem prejuízo à aprovação do Novo PED, acrescento ao meu voto a seguinte demanda:

  • Determinar que a Diretoria Executiva apresente ao Conselho Deliberativo a estratificação dos déficits objeto do Novo PED, classificando-os em: i) atuariais; ii) variações macroeconômicas; iii) contingências arbitrais ou judiciais; iv) provisão para perdas de investimentos decorrentes de gestão temerária ou fraudulenta e, v) provisão para perdas de investimentos devido a outros fatores.

Diante do aqui exposto, deixo claro que minha atuação não se ateve apenas em aprovar o Novo PED, como vem sendo fomentado de forma baixa e covarde por alguns poucos, alguns que nem sequer conheço, os quais passaram a me acusar nominalmente de maneira leviana, sem ter a mínima noção da forma que tenho atuado no CD.

Porém, ressalto que o principal objetivo dessa nota é manter os participantes que realmente nos apoiaram e continuam nos apoiando, que em nenhum momento estamos deixando de lado nosso principal compromisso com vocês, diferentemente do que querem fazer parecer alguns poucos.

Tenho a convicção de que a jornada será árdua e longa, mas prefiro construir pontes ao invés de barreiras, pois elas permitirão que possamos chegar à outra margem do rio.

Meu muito obrigado!!!

49 comentários

  1. Prezados Jose Roberto e Herval,
    Mais uma vez sucesso a frente dos nossos interesses em nossa Fundação. Votei em representantes honestos e com muita vontade de acertar. Tenho total confiança nos senhores. Sei que quase dilaceraram nossa Petros no passado recente e que hoje estaremos traçando um novo futuro para a Fundação e seus participantes. Deus abençoe a todos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro Luiz,
      Obrigado pelo apoio e confiança. Estamos juntos nessa missão que é de todos nós de reerguer a nossa Petros.

      Curtir

    2. Prezado amigo Luiz Rainho,
      Agradecemos suas palavras de incentivo e confiança. Estamos imbuídos no propósito de soerguer e colocar a Petros em primeiro lugar entre as Entidades Fechadas de Previdência Complementar. O trabalho tem sido árduo e diário, mas essa foi a missão confiada a mim e ao José Roberto. Forte abraço, Herval.

      Curtir

  2. Prezado José Roberto, parabéns por essa e por outras iniciativas a favor dos assistidos e dos participantes ativos da Petros. A exposição pública nos torna sujeitos da ira e da ignorância de alguns colegas mal informados ou mal intencionados, propósito que não consigo entender considerando que suas atitudes são em defesa e benefício de todos os participantes. Não deixe que detalhes insignificantes e maledicentes atrapalhem sua caminhada. Os objetivos que você está perseguindo são do interesse de todos e terás o apoio não apenas de quem votou em você nas eleições, isso é passado, todos de bom senso e que esperam uma solução melhor para nosso imenso sofrimento te apoiam e continuarão a fazê-lo. Transparência e honestidade são sempre muito bem vindos e é o que pessoas de bem desejam. Continue na luta que é de todos nós, se permite , apenas uma observação, agora como conselheiro eleito representas a todos os participantes e não apenas aos que inicialmente votaram em você, os conselheiros são nossos representas legítimos, não permita influências políticas de qualquer natureza em seu trabalho, até aqui digno de aplausos. Esperamos de você e dos demais conselheiros luta intransigente em relação a identificação e correção de erros de gestão dos nossos recursos . Reitero meu apreço e uma contribuição de um provérbio árabe de muita valia: – os cães ladram e a caravana passa. Foco no que é importante é necessário. Comentários maldosos não se sustentarão por muito tempo, a clareza e a transparência do que é feito falará muito mais alto.
    A luta é gigante e boa de se lutar , não esqueça, desculpe reiterar, representas a todos, te apoiamos na sua busca e nos objetivos , são os mesmos dos participantes, queremos ver nossa Petros recuperar sua credibilidade e seu patrimônio. A luta apenas começou, valerá cada um e todos os esforços que forem feitos em prol do bem comum. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro Angelo Cataldo, apesar dessa mensagem ter sido dirigida ao José Roberto, quero agradecer-lhe por suas palavras eivadas de consciência madura, espírito de contribuição e superação de egos. Apesar de termos estado em lados opostos durante a disputa eleitoral, o nosso interesse é o mesmo: A PETROS. Tanto eu, quanto o José Roberto, desde abertas as urnas, deixamos bem claro, e até durante o processo eleitoral, que representamos os interesses legítimos de TODOS os participantes dos diversos Planos Petros. Eu e você fomos colegas durante quase 4 anos e nos conhecemos muito bem. Eu não sou perfeito e ninguém o é, mas honestidade, honra, lealdade e transparência são valores os quais não abro mão. Tudo na vida passa e o cargo de Conselheiro Deliberativo da Petros, tenho certeza, é mais uma etapa e missão na minha vida. Muito obrigado, Herval.

      Curtir

    2. Prezado Cataldo, agradeço seu reconhecimento ao nosso trabalho nesse início de mandato. Sei que seremos alvo de críticas, mas nossa constância de propósito em busca de uma Petros melhor não irá, de forma alguma, se abalar com elas.
      Já nos falamos, após a eleição, sobre sermos o representante de todos e não apenas dos que nos elegeram, pois se nosso propósito é o de trabalhar para o bem da Petros, não há como pensar em qualquer tipo de separação. Se a causa é Petros “tamo junto”.
      Sobre influências políticas, posso tranquilizar a você e todos os participantes, que construí minha carreira durante 38 anos no Sistema Petrobras e jamais me curvei a esse jogo, mesmo que isso tenha me custado um preço alto, mas os valores e princípios que herdei de meus pais fazem parte do meu alicerce e são inegociáveis.
      Teremos muito trabalho pela frente, mas dedicação e determinação não nos faltará, disso você pode ter certeza.
      Finalizo, parabenizando-o pelo grande trabalho que você tem desenvolvido a favor da causa PETROS.
      Um grande abraço e vamos em frente em busca da PETROS QUE QUEREMOS!!!
      ps: me desculpe pela demora na resposta, mas havia respondido e não publicado. Coisa de principiante em Blog.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Caro Zé Roberto
    Saúde, força e perseverança são os ingredientes que te desejamos nesta nova empreitada.
    Estás no caminho certo e tenha certeza que, com a competência que te é peculiar e com o amparo que é dado às pessoas de fé vencerás dignificando a confiança que a ti foi dada por milhares de nós!
    PARABÉNS!
    Honaldo Moreira / ASTAPE-BA

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro amigo, Honaldo. Tenho certeza que o José Roberto também vai lhe responder, mas eu desejo reiterar o fundamental apoio recebido da ASTAPE-BA, no processo eleitoral de 2019, que nos conduziu aos assentos do Conselho Deliberativo da PETROS. Sem dúvida, a sua atuação e dos demais membros da DIRETORIA EXECUTIVA dessa associação, liderada pelo presidente Mário Eugênio da Silva, mostrou-se acertada.
      Forte abraço do amigo, Herval.

      Curtir

    2. Caro Honaldo, agradeço suas palavras e o apoio que temos recebido de vocês. Tive a oportunidade de conhecê-lo no início de nossa campanha em Salvador e vocês foram fundamentais na nossa trajetória até sermos eleitos. Sabemos da responsabilidade que temos em seguir no caminho que traçamos, mas, com certeza, esse caminho fica mais fácil com o apoio de pessoas como você.
      Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  4. Bom dia Sr JOSE ROBERTO,
    Nunca me foi convincente as informações sem apresentação de dados reais quanto aos déficits tão impactantes em nossa vida . E intrigante e estarrecedor sabermos que com a existência de tantas comissões investigativas/AUDITORIAS INTERNA-EXTERNA n foram detectados em tempo habil os problemas, e se foi ,pq n foram tomadas as devidas providências para inibir tal avanço do déficit , vindo a impactar a vida de todos participantes, de modo a termos vários suicídios ,e desequilíbrio geral. Nao seria o caso responsabilizar essas comissões e auditorias?????????? Parabenizo a você pelo encaminhamento dos nossos pleitos , que seja cobrado constantemente a resposta que todos esperam, e divulgação seja feita urgentemente. Abraço .
    Pedro Miranda

    Curtido por 1 pessoa

  5. Presado Conselheiro é patente a confirmação pela experiência própria do que os Conselheiros eleitos que lhe antecederam também sofreram com as injustiças e ainda continuam sofrendo com as calúnias e difamações. O tempo demonstrará onde está a verdade do que realmente ocorreu e a tal caixa preta da composição do déficit técnco gerador do PED assassino stá demonstrado no APAPEPRESS 122 atpe hoje não contestado. Desejo sucesso no seu mandato que tem todo nosso apoio. Paulo Brandão

    Curtido por 1 pessoa

    1. Prezado Brandão, entendo perfeitamente que teremos que aprender a entender às críticas, o que não entendo é que nem tempo tivemos de trabalhar e os “corneteiros” de plantão já começaram. Mas nada disso nos abala na busca de uma Petros melhor.
      Sobre o déficit, conheço o documento citado por você. Porém, por mais verdadeiro que possam ser, é inadmissível que até hoje a Petros não tenha apresentado aos participantes seus números e ações tomadas na busca de ressarcir os danos causados à nossa Fundação. Sem isso, a Petros jamais irá retomar a imagem que teve durante muitos anos.
      Agradeço os votos de sucesso e que eles sejam para a nossa Fundação. Abs

      Curtido por 1 pessoa

    2. Prezado José Roberto, a Diretoria da Petros não poderá apresentar números diferentes do que apresentei no APAPEPRESS 122, porque me foram fornecidos por ela enquanto eu era Conselheiro. São baseados nos registros da Contabilidade e não podem ser negados. Você como Conelheiro Deliberativo pode conferir se desejar e não precisa esperar. Não tenha dúvida. A composição do dèficicit de 2013, 2014 e 2015 foi exatamento o que demonstrei. Não existe caixa preta nenhuma. O que existe para ser apurado é o montante do passivo decorrebnte das ações judiciais executadas e que seus resultados foram tarnsformados em PROVISÕES MATEMÁTICAS e aunetando o passivo. tentamos apurar isso com a auditoria do passivo em 2018 e a Auditoria Externa não fez exatanebte o que pedimos, infelizmente. Veja com os Conselheiros Fiscais o inbroglio que existe com na conta de Contingência que o JUridico há três anos não consegue apurar e a conta não fecha. Motivo de aprovação em 2018. Forte abraço e cuidado na análide das demonstrações contábeis de 2019, principalmente com a distribuição dos patrimônios na cisão dos Pré-70. Sucesso para você e demais Eleiros. Paulo Brandão . .

      Curtir

    3. Prezado Brandão, não estou questionando seus números, só disse que a PETROS tem a obrigação de divulgá-los aos participantes e esclarecer às causas. Abs

      Curtido por 1 pessoa

  6. Parabens Jose Roberto:
    Eh a primeira vez que vejo uma acao concreta em relacao ao assunto “extratificacao do deficit ” 2015/2018. Ate agora a versao que tinhamos era a da Petros e dos ex e atual conselheiro eleito, todos denunciados em acao penal do MP (PROCESSO 1000713-74.2020.4.01.3400- Decima vara federal criminal do distrito federal). A referida acao ainda nao transitou em julgado. A juiza do processo deferiu pedido da FUNCEF para acesso aos autos e ingressar na acao como assistente de acusacao. Imajino que processo semelhante em relacao a Petros pode corroborar para melhor extratificacao dos deficits ja mencionados.
    Eh tambem a primeira vez que vejo os mantenedores e pagadores dos referidos deficits serem comunicados de acoes no sentido de apurarem, supondo-se serem dentro da boa tecnica, o quanto do referido deficit eh realmente de suas responsabilidades.
    Nao se iluda em relacao a boa vontade dos seus pares do conselho e dos representantes da Petros, em especial o seu presidente, em relacao a apuracao e cobranca dos valores que , provavelmente, sao devidos a Petros pela Petrobras. Afinal, foi a propria que o colocou na presidencia da Petros e, imagimo, pode tira-lo quando assim o entender …
    A noticia boa eh que voce conta com aproximadamente 8000 mantenedores(imagino que atualmente seja mais) que acreditaram em voce conduzindo-o ao CD e que, imagino, estarao ao seu lado em acoes referentes a este imenso desafio que eh viabilizar , consolidar a solvencia da Petros.

    SUCESSO !!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Obrigado José Roberto.
    Informo que postei, no Fale Conosco da PETROS, um pedido de esclarecimento qto às providências da DE para atendimento do seu pedido. Penso que, todos que estiverem interessados em conhecer, também poderão questionar no Fale Conosco.
    Um abraço,
    Paulo N Sampaio

    Curtido por 1 pessoa

  8. Prezado José Roberto, parabéns pela sua atuação e transparência no exercício dessa função.
    Feche o tempo sim, contra aqueles que querem ou têm muito a esconder.
    É preciso acabar com todos indícios de desvios e trazer à tona todo tipo de esclarecimentos possíveis. Não importa o tamanho do peixe (tubarão) envolvido.
    Tenha certeza que milhares de pessoas o apoiam!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Votei nos Srs consciente de que seriam os dignos representantes dos direitos e interesses dos benefíciarios da PETROS. Não é necessário dizer aqui o que ainda deve ser feito para elucidar os fatos que envolve esse mal explicado “déficit”. Isso porque os Srs. já sabem muito bem as medidas a serem adotadas. A minha confiança é reforçada pela frase aqui exposta por V.Sas. : – “Construir pontes e não criar barreiras” . Pontes que nos conduzam a solução justa desse processo desgastante. Durante esses últimos longos meses vimos convivendo com um peleja estressante entre construtores de pontes e os de barreiras. Num processo onde o objeto de direito e os objetivos abrangen interesses de ambas as partes o normal é que se unam e construam somente pontes. Sucesso

    Curtido por 1 pessoa

  10. José Roberto quero o parabenizar pelo seu trabalho coerente e transparente como foi prometido durante a campanha da eleição. Muitos não acompanham o trabalho que vem sendo realizado e preferem criticar ou ainda pior, acusar improvidente e irresponsavelmente. Francisco Souza.
    Obter o Outlook para iOS ________________________________

    Curtido por 1 pessoa

  11. Parabéns José Roberto pela atuação como Conselheiro e nosso representante. Precisamos de alguém trabalhando para que a Petros seja mais transparente aos seus participantes, afinal nós é que pagamos parte da conta, é nada mais justo de sabermos o que estamos pagando. Essa sua iniciativa de pedir estratificação dos déficits que originou os PEDs é uma reivindicação desde que apresentaram a conta sem detalhes convincentes. Estamos aqui contando com você e desejando sucesso no seu trabalho!
    Benedito Pavan, cidade de São José do Rio Preto-SP.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Prezado José Roberto
    Parabéns pela sua brilhante atuação no CD da Petros.
    A aprovação do Novo PED, inevitavelmente, foi uma forma de contemporizar o impacto financeiro nos nossos orçamentos, e nos dando fôlego para que medidas como a que você está tomando no CD de cobrança da estratificação do déficit e providências de ressarcimento de valores, que como você muito bem colocou, de má-gestão e ou fraude venham a ter sucesso que vejo como a única opção de tirar a nossa Petros da situação em que se encontra e nos livrando dessa amaldiçoada contribuição que com certeza absoluta não demos origem muito menos causa.

    Curtido por 1 pessoa

  13. O trabalho dos novos Conselheiros deve ser julgado pela qualidade do que fazem, sem preocupações de apoiar ou rejeitar o que fazem os demais. Se uma proposta é considerada positiva, devem apoia-la, e atuar em conjunto. Se a consideram prejudicial, devem apontar seus inconvenientes e rejeita-la, igualmente sem preocupar-se se os demais também são contra ou não. O fato de que vêm agindo em conjunto com os “velhos” Conselheiros, a mim só indica que as propostas são boas, e que eles têm coragem de parecer lenientes, quando na verdade, só estão sendo conscientes. Ao contrário, tomar posições contrárias, só para mostrar independência, é que seria condenável. Ser independente não é “ser do contra”, simples assim.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Assino embaixo seu comentário. Tenho conversado com todos e o que é importante também, sendo ouvido. Toda proposta que for benéfica para os participantes terá meu apoio, independentemente da origem. Obrigado.

      Curtido por 1 pessoa

  14. O que esperamos de nossos representantes no CD e CF da Petros? Transparência, eficiência, eficácia, lisura, rapidez no feed-back, competência, gestão participativa, melhor solução para nossas demanda do plano de previdência da Petros. Desejo sucesso e proatividade.

    Curtido por 1 pessoa

  15. Caro José Roberto, agradeço o seu tempo, sua dedicação, seu conhecimento e desprendimento em cuidar de assuntos tão difíceis e tão importantes para nós participantes da Petros. Nós sabíamos quem estávamos elegendo e não estamos surpresos, estamos agradecidos. Não considere os comentários dos descontentes, mas perceba que são sinais. Sinais são sempre importantes, mesmo estes. Continue com sua atuação abnegada e honesta. Ao final, alguns destes descontentes estarão em nossas fileiras. Honestidade, bons propósitos e conhecimento é o que precisamos e você tem de sobra. Obrigado.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Estou simplesmente cumprindo a missão que a mim foi dada pelos votos, com a determinação que me comprometi com vocês desde a escolha de meu nome. Obrigado e um grande abraço.

      Curtido por 1 pessoa

  16. Caro JRoberto

    Parabéns pela manutenção dos compromissos assumidos na campanha.

    Não esperávamos outra postura.

    A unanimidade é burra, e as exceções apenas confirmam as regras.

    Conte comigo na jornada.

    Sergio Luciano

    Curtido por 1 pessoa

  17. Mais uma excelente iniciativa. Conte com nosso apoio, não vamos deixá-los sozinhos nesta empreitada.

    Marcus Soares

    Curtido por 1 pessoa

  18. “Para todo problema difícil existe uma solução fácil e errada”. Essa frase, meu amigo e conselheiro, porque ouço muitos dos seus conselhos, JOSÉ ROBERTO KASCHEL VIEIRA, eu aprendi contigo, assim como aprendo a ser um ser humano melhor, desde maio de 2019, quando nos conhecemos. Eu também tenho uma frase que diz que “o mundo é um bom lugar de se viver; o problema são as pessoas… “.
    Vamos seguindo em frente, porque no decurso de prazo todos os problemas serão resolvidos. Estamos juntos! Herval.

    Curtir

    1. Obrigado Herval!!! Ninguém melhor que você sabe como tem sido nossa atuação na Petros. Não queremos aplausos, queremos resultados e é para isso que estamos trabalhando. Abs

      Curtido por 1 pessoa

  19. Prezado José Roberto,
    Parabenizo-o pelo seu trabalho, que não só tem sido realmente voltado para a busca de soluções para esses graves desmandos cometidos por essas gestões nefastas a todos, como também tem sido transparente para com os que colaboraram para que sua eleição se concretizasse, mantendo a postura de divulgar o que está sendo feito, postura que nunca tinha existido antes.
    Creio que uma minoria, mas minoria mesmo, conhece as dificuldades de um membro do CD, e provavelmente os que atiram pedras e criticam indiscriminadamente tudo o que é feito, devem fazer parte dessa maioria que nada sugerem, nunca colaboram e a tudo criticam.
    E em nome desse grupo que pode ser minúsculo, mas tem qualidades é que eu digo:
    Parabéns pelo trabalho. Continue assim e conte conosco sempre.
    Um forte abraço
    Marin – Campo Grande

    Curtido por 1 pessoa

  20. Caros José Roberto e Herval, continuamos apoiando vossa chapa e acompanhando as ações pelos compromissos assumidos. A aprovação do Novo Ped é uma primeira vitória para atravessarmos esse turbulento equacionamento. Um primeiro refrigério para o desalento dessa nossa dívida. Parabéns pelo encaminhamento do corajoso caminho escolhido para elucidação das pesadas dividas acumuladas em nosso patrimônio. Estamos com vocês nessa luta.
    Mauro Gracez Pereira

    Curtido por 1 pessoa

  21. Caro José Roberto:
    Obrigado pelas informações.
    Nestas horas eu me lembro de uma máxima (não sei de quem seria a autoria) : “Não tenho a formula do sucesso, mas a do fracasso é querer agradar a todos!”.
    Agradar a todos será impossível e nem deve ser este o propósito.
    Siga em frente, construindo com dedicação e persistência como se percebe até o momento.
    Lindolfo

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sei que jamais agradarei a todos e nem é meu propósito, mas não podemos permitir que pessoas sem conhecimento do que vem sendo feito, opinem de maneira leviana. Conto contigo. Abs

      Curtido por 1 pessoa

  22. Caro José Roberto.
    É exatamente a postura demonstrada no seu post que eu espero dos novos conselheiros eleitos. Temos que envidar todos os esforços para a abertura da caixa preta do déficit.

    Curtido por 1 pessoa

  23. Prezado José Roberto
    Espero que na sua gestão possamos ainda ver RESPONSABILIZADOS os maléficos gestores do nosso Fundo Petros que causaram tal rombo. Seja quem for.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Diversas ações nesse sentido hoje já estão em curso e outras virão. Porém, não vamos nos iludir que pessoas físicas, sejam quais forem, possam arcar com os valores envolvidos. Portanto, as pessoas jurídicas têm que ser o principal alvo. Isso não quer dizer que os responsáveis não devem ser punidos.

      Curtido por 1 pessoa

    1. Quando se registra um voto complementar, significa que o mesmo não constou como decisão da deliberação, por não ter havido maioria para tal. Apesar do não registro como decisão, nesse caso, não significou que os demais membros do CD não concordaram com o pleito. O entendimento dos mesmos foi no sentido de que o assunto deveria ser e já estava sendo conduzido de outra forma. Porém, além de ficar registrada a posição deste conselheiro, o Presidente do CD externou que o assunto já foi demandado da Diretoria e, portanto, cabe a nós sermos diligentes quanto ao prazo de cumprimento.

      Curtido por 1 pessoa

  24. Prezado José Roberto,
    Não dê muita ênfase ao que se fala aqui ou ali, deve ser obra de algum petralha não satisfeito com sua ótima atuação nos representando no CD.
    Vamos em frente que os cães ladram e a caravana passa.
    Forte abraço,
    Carlos Alberto

    Curtido por 1 pessoa

  25. Prezado José Roberto
    Em um grupo do WhatsApp de aposentados PB e BR do qual faço parte, temos comentado com frequência que mais que um NPP aprovado a Petros tem que desenvolver e implementar um plano de recuperação que mitigue o déficit, como aconteceu com a Previ.
    Hoje a Petros não fala nada de plano de recuperação. Fala somente no pagamento por todos nós desse rombo

    Curtido por 1 pessoa

    1. A carta que enviei ao Presidente do CD, citada nesta nota, que tem como pano de fundo a estratificação do déficit, dentre outras ações, solicita que, com base nos dados apurados, seja elaborado um plano de ação, visando buscar o ressarcimento de valores cuja origem seja a má-gestão ou fraude.

      Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão fechados.

%d blogueiros gostam disto: