Glossário

Ação ordinária ou preferencial?

Você sabe do que se trata?

As ações da Petrobras são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo com os códigos PETR3, ordinárias, e PETR4, preferenciais. Entretanto, você sabe o que significam as ações ordinárias e ações preferenciais? Não é nossa pretensão nos aprofundarmos no tema e não é esse o nosso objetivo, mas sim dar-lhes algumas informações.

Pois bem, as ações ordinárias (PETR3) são assim designadas porque conferem ao titular participação nos resultados da companhia e direito de voto em Assembléia Geral de Acionistas. A cada ação ordinária corresponde um voto.

Já as ações preferenciais (PETR4) são ações que garantem aos acionistas maior participação nos resultados da empresa, mas que não dão direito a voto. A preferência, no caso, diz respeito à distribuição dos resultados, ou seja, os acionistas preferenciais têm prioridade no recebimento de proventos e, em caso de dissolução da sociedade, no reembolso de capital em relação aos demais acionistas. Em geral, são as ações mais negociadas e, portanto, de maior liquidez. Uma das maiores vantagens de comprar ações preferenciais é obter a preferência no recebimento dos dividendos da empresa. Pela lei, os investidores que possuem ações preferenciais têm direito a receber dividendos no mínimo dez por cento maiores do que o valor por ação pago àqueles que possuem ações ordinárias.

Um excelente artigo pode ser encontrado aqui nesse link.

%d blogueiros gostam disto: