E a implantação do Novo PED??

Como é do conhecimento de grande maioria dos participantes dos Planos Petros, o Novo PED, após uma longa etapa de concepção e negociações com Federações, Sindicatos e Entidades, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da Petros, em 20/02/2020.

Sabemos que a ansiedade quanto à sua implantação é muito grande, mas acreditamos que estamos quase lá.

Vale lembrar que, quando da aprovação pelo Conselho Deliberativo, a expectativa inicial era de que todo o processo de aprovação de grande complexidade envolvendo as Patrocinadoras (Petrobras e BR Distribuidora) mais os órgãos reguladores (SEST e PREVIC), fosse concluído em menos de 60 dias para que o Novo PED fosse implantado no mês de abril. “No meio do caminho tinha uma pedra”, como dizia o grande poeta Carlos Drummond de Andrade, e ela se chama COVID-19.

Apesar de ainda não termos o Novo PED aprovado na sua totalidade, podemos afirmar que a Petros, liderada pela figura do seu presidente Bruno Dias, tem-se empenhado ao máximo para que isso aconteça com a maior brevidade.

Nesse sentido, podemos adiantar que hoje a expectativa é muito positiva, visto que durante a nossa última reunião ordinária do Conselho Deliberativo transcorrida na segunda-feira, 27/04/2020, fomos informados que o processo estava sendo finalizado na SEST, o que deve ocorrer ainda nessa semana, restando tão somente a última etapa de aprovação dos órgãos reguladores, que pertence a PREVIC.

Nesse ponto, a notícia também é alvissareira. Um dos passos finais para aprovação, é a formalização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pela Diretoria Executiva da Petros e por seus Conselheiros Deliberativos, junto a PREVIC, sendo essa etapa finalizada na data de ontem, 28/04/2020.

Acreditamos que, no máximo, na primeira semana de maio, deveremos ter a aprovação e publicação, pela PREVIC, do Novo PED e com isso teremos a sua implantação ainda no mês de maio.

Como sempre temos dito, o Novo PED trará um alívio nas contribuições extraordinárias.  Tão importante quanto ele, é o processo que a Petros vem conduzindo no sentido de criar Comissões para investigar investimentos que possam ter indícios de má-gestão ou fraude, cumprindo com o dever fiduciário que lhe é conferido, para, a partir daí, caso sejam identificadas irregularidades, ajuizar ações que busquem o ressarcimento desses prejuízos aos cofres da Fundação e, consequentemente, aliviar o pagamento das contribuições extraordinárias. Não obstante, o Conselho Deliberativo da Petros vem acompanhando todo esse processo muito atentamente.

O caminho para reconstrução da Petros é longo, mas os primeiros passos, nesse sentido, estão sendo dados.

28 comentários

  1. É no mínimo estranho que, após inúmeras denúncias encaminhadas aos diversos órgãos fiscalizadores dos fundos de pensão, ministério público, entre outros, passados alguns anos de investigações, ainda estejamos lendo e escutando, as ações judiciais contra as quadrilhas, que por pelo menos duas décadas assaltaram os cofres da PETROS, ainda estejam no plano das conjecturas. A estrutura organizacional da PETROS não era capaz de em tempo hábil, detectar antecipadamente esses golpes ? O que faziam as Áreas de Análise e Conformidade de Projetos e Investimentos, Jurídica, Auditoria, Segurança Patrimonial, Financeira, Inteligência de Mercado, entre outras Áreas ? Não há dúvidas que, os Manuais Corporativos das Áreas de Investimentos, Novos Negócios, e Novos Projetos, tivessem sido devidamente respeitadas, a maior parte desses prejuízos vinculados a área de investimentos e participações societárias, teriam sido evitados, ou no mínimo seus efeitos danosos a PETROS seriam mitigados. Durante esse longo período, os criminosos responsáveis por esses crimes patrimoniais contra a PETROS, continuam impunes, ou no máximo, usando a bijuteria que permite ir para prisão domiciliar. Felicito pelo empenho em tentar resolver o nosso presente e futuro como mantenedores e beneficiários da PETROS, mas a missão de vocês só estará completa, quando a Patrocinadora que nomeou os Dirigentes que autorizaram os investimentos de alto risco, ou sem viabilidade econômica, indenizarem a PETROS. Bom feriado do Trabalho. Att.

    Curtir

    1. Prezado Paulo!!!
      Tenha a certeza que o seu desapontamento é o mesmo que o meu e dos demais participantes.
      O principal motivo que me levou a ser candidato e, posteriormente eleito, foi justamente esse, qual seja, entender as causas dos déficits.
      Hoje, posso afirmar que pouco ou quase nada em termos de identificar as causas e responsáveis por má-gestão e/ou fraude nos investimentos da Petros foi feito nos últimos anos.
      Atualmente, com a nova gestão da Petros, iniciada em setembro/2019, essa situação é bem diferente, pois a Petros reestruturou completamente a sua área jurídica e vem trabalhando para concluir, até o final de 2021, 86 Comissões Internas de Apuração, tarefa essa que vem sendo acompanhada mensalmente pelo Conselho Deliberativo.
      Porém, não podemos nos iludir quanto ao recurso que será retornado ao plano por meio de ex-gestores da Petros, pois jamais teriam recursos para fazê-lo. Temos sim é que buscar as pessoas jurídicas envolvidas e fazer denúncias ao Ministério Público, o qual poderá apurar criminalmente os fatos e até vinculá-los a outros processos em curso.
      Além disso, a Petros tem entrado como assistente de acusação em alguns processos em curso na Justiça.
      Enfim, o trabalho está sendo feito, mas o resultado dependerá da Justiça e isso teremos que esperar.
      Vamos em frente!!!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Prezado Itamar!!! Após a implantação do Novo PED, a Petros irá iniciar as cobranças em até 60 dias, de acordo com a escolha feita pelos participantes, dentre as formas divulgadas pela Petros em seu portal.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Prezados José Roberto e Herval,
    Enviei a vocês, em março, uma correspondência que faço uma comparação com uma construção de muito maior porte as Flame Towers, no Ajerbaijão e a Torre Pituba, ressaltei na oportunidade, que a Torre Pituba, teve o metro quadrado de construção cerca de 6 vezes maior que a construção comparada. Ainda não obtive resposta. Ressalto que o sobre faturamento da Torre Pituba, tem de ser cobrado a quem lhe deu causa. Sabe-se que construiu. Está evidente quem é o responsável pela falcatrua.

    Curtir

  3. A partir da implantação do novo plano vai reduzir a valor da contribuição, vai ter restituição do valor excedente que estamos contribuindo?

    Curtir

    1. Caro Marco, não está prevista qualquer devolução de valores, até porque o compromisso com o PED 2015 só se extingue com a implantação do Novo PED.

      Curtido por 1 pessoa

  4. N podemos deixar de reconhecer os esforços das entidades envolvidas p solucionar esse problema de quem contribuiu tantos anos, principalmente aos novos gestores , novas entidades em prol dos contribuintes, mas n vjo isso previlegio, todo centavo a mais q estão tirando d m salário , me sinto lesado e os gestores anteriores e as entidades anteriores fiscalizadoras, pq n viram esse roubo na petros, nos participantes? Essa demora antes tarde do q nunca, mas a cada mês q passa sem aprovação, é mais dinheiro q descontam dos nossos salários e como fica os descontos excessivos, ?Que Deus tenha misericórdia de todos nós companheiros.

    Curtir

  5. Amigo Herval, boa noite. É com grande satisfação que acompanho e vejo os resultados da sua participação. Além de tudo, é uma honra ver que você continua sendo um profissional sério e competente. Desde os tempos que tivemos juntos na área comercial sei do seu esforço em fazer a coisa certa. Não poderia esperar nada diferente de você. Parabéns pelo trabalho e conte comigo como sempre. Robinson Reis Lopes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro amigo e professor Robinson, feliz em lê-lo nessas páginas. Infelizmente, perdemos contato desde a minha aposentadoria, há mais de 3 anos, e a minha mudança de domicílio, do RJ para Curitiba. Agradeço-lhe pelos elogios, principalmente vindo de alguém com a sua capacidade de realização por todas as áreas em que passou no sistema Petrobras, sempre colocando a ética e a honestidade em primeiro plano. Forte abraço, saúde e paz. Estamos Juntos!

      Curtir

  6. Continua tudo ainda muito complicado. Muitas incertezas. E o PP3 como está o adamento…continuo se explicação concreta…muito mimimi …

    Curtir

    1. Cara Maria das Graças!!!
      Se na sua opinião a nossa publicação se trata de mimimi, não tenho muito a acrescentar, apenas aceitar a sua opinião, mas discordar totalmente dela.
      Diante disso, entendo que não vale a pena falar sobre PP-3.

      Curtir

    2. Prezada, aquilo que escrevemos fala sempre mais de nós mesmo que dos outros. “Para todo problema complexo sempre há uma solução fácil e errada”, aprendi isso com um amigo. Não estamos imunes ao erro, eu e José Roberto, sabemos disso, mas agimos conscientes da enorme responsabilidade que assumimos em representar 145 mil participantes dos Planos Petros e seus mais de 340 mil dependentes, dentre eles, provavelmente, a senhora. A etapa de implantação do Novo PED está quase concluída. Em seguida, provavelmente no segundo semestre, virá o alcunhado PP-3. Muitos o abominam, outros o desejam. Por tudo isso, constatamos: nada é mais complexo que compreender o ser humano.

      Curtir

  7. Prezados José Roberto e Herval, boa tarde!
    Parabéns pela dedicação à frente da nossa Fundação; empenhem-se, por favor, para entender e esclarecer aquelas aplicações financeiras que foram feitas aparentemente de modo irresponsável e sem o devido suporte técnico.
    Conte comigo.
    Com os melhores cumprimentos.
    Flavio Borges.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro Lessa!!!

      Obrigado pelo apoio e confiança. O trabalho não tem sido nada fácil, apesar de sabermos que seria isso, o apoio de vocês é fundamental.
      Obrigado.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Caro amigo Lessa, independente de nos conhecermos há mais de 40 anos, suas palavras nos estimula e ao mesmo tempo nos dá um norte para continuarmos a exercer nosso mandato a favor dos interesses de todos os participantes dos Planos Petros. Desejo que estejas bem de saúde, meu amigo, e, mais uma vez, obrigado pela gentileza.

      Curtir

  8. Boas notícias e parabéns pelo empenho!
    Acredito muito no trabalho que estão realizando e na determinação da busca de melhores resultados.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro Donegá, no dia 26/04/2020, domingo, completamos 5 meses de mandato. Ainda estamos no começo, meu amigo. Durante a campanha eu falei que, até o final do mandato, nosso plano será superavitário. Lutaremos por isso.

      Curtir

    1. Caro João,
      Obrigado por suas palavras, mas esse é o nosso compromisso e dele não nos distanciaremos.
      Obrigado.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Prezado João Deus, estamos todos no mesmo barco e é muito importante remarmos na mesma direção. Eu e José Roberto somos gratos a você e a liderança que exerce, com equilíbrio e responsabilidade, frente ao “Nossa Petros”, sempre a favor da Fundação.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: