Parecer sobre as Demonstrações Contábeis de 2019

Prezados participantes, o Conselho Fiscal é o órgão de controle interno da Petros e, nesse sentido, tem um papel fiscalizador, além de emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis anuais da Fundação, recomendando ou não a sua aprovação, além de outras funções, cujo objetivo primordial é o de garantir as boas práticas de gestão da Petros.

Nesses primeiros seis meses de gestão, adotamos uma postura técnica e independente, sem interferências internas ou externas, e realizamos ao todo 32 (trinta e duas) reuniões entre ordinárias, extraordinárias e de alinhamento de ações. Uma média de mais de 5 (cinco) reuniões/mês.

Em diversas dessas reuniões são convocadas as gerências que apresentam relatórios e atos de gestão pertinentes às suas áreas de atuação, prestando contas quanto aos resultados e implementação de controles, seja de gestão ou de risco atuarial.

Dentre outros assuntos fazem parte da pauta, temas inerentes às nossas atribuições, tais como:

  • Governança (deliberações da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo);
  • Plano de Trabalho do Conselho Fiscal;
  • Acompanhamento da Política de Investimentos;
  • Monitoramento de Contratações;
  • Matriz de Providências, oriunda dos Relatórios de Controles Internos;
  • Matriz de Riscos Operacionais e Riscos Estratégicos;
  • Autoavaliações de controles internos e
  • Frentes de Ações oriundas das ressalvas e recomendações dos pareceres dos balanços patrimoniais anteriores.

Nós, Conselheiros Fiscais, Linaldo Coy e Tereza Soares, atuamos em colegiado nas seguintes atividades, mesmo com as dificuldades impostas pelo Isolamento Social:

  • Estudos de aderências das hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras às características da massa de participantes e assistidos e do Plano de Benefícios de caráter previdenciário;
  • Parecer Anual do Balanço Patrimonial 2019;
  • Análise e Aprovação de Relatório de Controles Internos (RCI), 2º semestre de 2018, 1º semestre de 2019 e 2º semestre de 2019;
  • Relatório Técnico de Controles Internos específico de Riscos Atuariais, para subsidiar o Parecer Anual do Balanço Patrimonial 2019 e atender legislações do CNPC;
  • Parecer sobre revisão da Taxa de Juros dos Planos PPSP-R e NR;
  • Parecer sobre anuir transferência de patrimônio entre Planos;
  • Revisão do Regimento Interno do Conselho Fiscal, para aprovação do Presidente da Petros (em andamento);
  • Mapeamento dos processos das atividades do Conselho Fiscal (em andamento) etc.

A título de esclarecimento, e visando eliminar dúvidas das Demonstrações Contábeis de 2019, onde foi recomendada sua aprovação, após 16 anos de não recomendação quanto a correta escrituração de contas, informamos que demonstrativos foram submetidos ao parecer de auditoria externa (KPMG), que possui atuário no processo de validação do critério adotado e da CONSULTORYS, empresa de consultoria que presta assessoria ao Conselho Fiscal na emissão de diversos pareceres, dando respaldo técnico.

As Normas Brasileira de Contabilidade, a CNPC 29/2018 e a SPC Instrução PREVIC 34/2009, geram obrigações legais pertinentes a Balanços Patrimoniais da Petros. Anualmente, são encaminhados para a PREVIC (órgão fiscalizador da Petros), os seguintes documentos:

  • Balanço Patrimonial Consolidado comparativo com o exercício anterior;
  • Demonstração da Mutação do Patrimônio Social – DMPS (consolidada) comparativa com exercício anterior;
  • Demonstração do Plano de Gestão Administrativa – DPGA (consolidada) comparativa com o exercício anterior;
  • Demonstração do Ativo Líquido – DAL (por plano de benefícios providencial) comparativa com o exercício anterior;
  • Demonstração da Mutação do Ativo Líquido – DMAL (por plano de benefícios providencial) comparativa com o exercício anterior;
  • Demonstração das Provisões Técnicas do Plano de Benefícios – DPT (por plano de benefícios providencial) comparativa com o exercício anterior;
  • Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis consolidadas;
  • Parecer do Conselho Fiscal;
  • Manifestação do Conselho Deliberativo relativa à aprovação das Demonstrações Contábeis;
  • Relatório do Auditor Independente sobre as demonstrações contábeis;
  • Relatório circunstanciado sobre as deficiências de controles internos.

Quanto às recomendações dos exercícios anteriores a 2019, que motivaram a sua não recomendação de aprovação pelo Conselho Fiscal, registramos que foram criadas frentes de ações saneadoras daquelas anotações visando monitorar o andamento das soluções. Algumas delas são passíveis de retorno favorável aos Planos.

Adicionalmente, informamos, que as recomendações anteriores a 2019 não sofrerão descontinuidade com a recomendação de aprovação das demonstrações de 2019. Assim sendo, nada impede o ajuizamento de ação em desfavor de quem deu causa aos prejuízos pretéritos já registrados e contabilizados naqueles exercícios, mas com o devido cuidado de observar o instituto da “Prescrição”.

Alertamos para o fato de que as recomendações dos pareceres do Conselho Fiscal fazem parte da pauta permanente de assuntos das reuniões ordinárias e são insumos para o Plano de Trabalho do Conselho Deliberativo.

Durante nossa análise de caráter EXTREMAMENTE TÉCNICO, constatamos relevantes resultados apurados nas frentes de ação e que não sofreram nenhuma interferência, seja interna ou externa.

RAZÕES DA APROVAÇÃO DAS CONTAS

Os elementos necessários e legais que resultaram na recomendação de aprovação são:

Natureza JURÍDICA

  • Judicialização das dívidas das Patrocinadoras ou Notificações Extrajudiciais, com processos em curso;
  • Contingencial Jurídico, Ajustes na Contabilização de Depósitos Judiciais, Reclassificação das Expectativas das Ações, quanto ao Sucesso (Possível, Provável e Remota), com reflexo positivo no resultado de 2019.

Outras Naturezas

  • Criação das Comissões de Investigação Interna e Externa – CIA e CEA, em processo de contratação da parte investigatória, no sentido de dar celeridade ao mesmo;
  • Reestruturação Organizacional – Aprovada pelo Conselho Deliberativo;
  • Novo Plano de Equacionamento – NPP, aprovado pelo Conselho Deliberativo, com a anuência das associações e demais entidades;
  • Cisão dos Planos Pré-70 (R/NR);
  • Otimização de Custos;
  • Redução de Mão-de-Obra Direta;
  • Melhoria da Gestão dos Investimentos da Fundação, haja vista o excelente resultado do exercício de 2019 e
  • Evidente evolução do processo de Comunicação dos Atos de Gestão da Fundação, como por exemplo, os inúmeros informativos periodicamente divulgados.

Registramos, também, que a responsabilidade de divulgação formal ou mesmo de dar respostas a respeito dos Atos de Gestão da PETROS, é competência tão somente do seu Presidente.

TRANSPARÊNCIA

Na função de Conselheiros Fiscais, nos comprometemos, durante a Campanha, divulgar informações que não fossem sensíveis em respeito aos limites impostos por requisitos legais e estatutários, além respeitar a blindagem (sigilo) quanto à Segurança da Informação e em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, obrigatória a partir de agosto de 2020.

Acrescentamos que, juntamente com os demais membros do Conselho Fiscal, estamos dando continuidade às nossas atribuições com recomendações internas, que não justificam e não motivam a sua gravação em Parecer, mas que carecem de acompanhamento e controle.

Dúvidas e/ou reclamações sobre Gestão da Fundação, podem ser encaminhadas através dos canais formais da Petros ou para nós, Conselheiros Fiscais Linaldo Coy e Tereza Soares, que responderemos através do Blog Renova Petros. Por gentileza, coloquem no assunto da mensagem “CONSELHO FISCAL” e o endereço eletrônico blogrenovapetros@gmail.com.

Doravante, emitiremos Notas de Esclarecimentos quanto às nossas atividades para que sejam acompanhadas por todos os participantes.

Coy e Tereza

130 comentários

  1. Prezado Herval,
    Se vc não sabe ou ignora, vou esclarecer que a sua eleição e dos demais da AMBEP, além de um desejo de mudança e transparência, antes de tudo, foi para impedir a continuidade dos desmandos e aparelhamentos políticos propiciados por sindicalistas e suas entidades e que nos levaram a esse caos atual de um DÉFICIT DE R$ 45 BILHÕES! Eles esquartejaram a PETROS de todas as maneiras possíveis: ocupando todos os cargos na PETROS e nos conselhos das empresas que a PETROS investia, votando em investimentos suspeitos e fraudulentos (SETE-BRASIL, INVEPAR, TORRE PITUBA ETC) e que nos legaram BILHÕES DE PREJUÍZOS, algo demonstrado na operação GREENFIELD e NA CPMI DOS FUNDOS DE PENSÃO, esquartejando os nossos direitos via ACORDOS COLETIVOS LESIVOS (AOR, REPACTUAÇÃO, BPO, ACORDO DE NÍVEIS, SEPARAÇÃO DE MASSAS, RMNR-PCAC-2007, PED-2015 E NPP). O teatro da “rejeição das contas” onde os mesmos que votaram nos investimentos fraudulentos, voltavam e enganavam a categoria que tinham ‘VOTADO PELA REJEIÇÃO DAS CONTAS” Quando os motivos alegados para esse teatro da rejeição das contas não guardavam qualquer relação direta com os motivos alegados para o DÉFICIT de R$ 45 BILHÕES! Era uma tremenda enganação pois eles NÃO ATACAVAM OS ERROS QUE ELES MESMOS PRODUZIRAM! Por essas e outras é que temos conselheiros e gerentes petistas indicados pelo partido e pelo sindicalismo processados pela própria gestão da PETROS pelas operações da P.F e MPF.
    Diante desse quadro dantesco e ao ver os conselheiros que NÓS ELEGEMOS, aprovar junto com os nossos algozes as contas rejeitadas, não fazer qualquer discussão do NPP e apenas servirem de CARIMBO para os ditames da gestão, patrocinadora e FUP, só vos resta três caminhos: Pedir desculpas e iniciar o cumprimento das promessas de campanha,se aliar definitivamente com os que junto com as suas entidades lesaram a família petroleira ao afundarem a PETROS ou a RENÚNCIA.
    Ildemar Bueno

    Curtir

    1. Prezado Ildemar Bueno, boa noite
      Sim, eu sei de tudo isso que você relata. Com relação especificamente a aprovação das Demonstrações Contábeis do ano passado, em oportuno, será respondido pelo atual Conselho Fiscal, mas detidamente. Quanto a isso, conversei com o Coy.
      Nosso alinhamento é com os interesses dos participantes da Petros e eu sou um deles. No Conselho, posso lhe garantir, não discutimos questões afetas à ideologia e isso deixei muito claro até durante nossa campanha.
      Agora não é hora de falar muito e sim continuar nosso trabalho que tem sido árduo. No meu dicionário não existe a palavra renúncia e sim persistência. Foi isso que me fez ingressar na Petrobras, em setembro de 1979, como técnico em química e me aposentar, em janeiro de 2017, como administrador de empresas.
      Saudações, Herval Filho

      Curtir

  2. Se voces estao tao entendidos sobre este assunto, a ponto de sentirem confortaveis de aprovar as contas de 2019, porque nao efetuam uma live com esta comunidade?
    É muito confortavel enviar e-mails, e responder apenas de forma evasiva.
    Voces foram eleitos com uma expectativa de nova gestao de nosso dinheiro.
    Farão a live ?
    Há um grande número de associados com esta aprovação.
    Em tempo: porque voces nao intervem para que as prestacoes nao pagas atraves de liminares sejam pagas apenas apos a decisao do STJ ? Voces defendem realmente o nosso interesse ?

    Curtir

  3. Depois de anos de enganação por diretores e conselheiros, é de se colocar sempre na defensiva . Acho prudente co nhecer mais o trabalho de vocês. Sou sindicalizado, não Repactuado, mas pago os aportes desde o início, simplesmente por morar em outro estado da base sindical, (Santos. SP), matr 4854. Vou esperar a implementac~ao do novo Plano para justicializar. Por anos ficamos nas mãos de bandidos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Caros conselheiros,
    Meu parco conhecimento, me leva a questionar a aprovação das demonstrações contábeis do exercício de 2019, entendendo que as contas não aprovadas desde 2002 ou 2003 tiveram sua razão de ser e os apontamentos que levaram o conselho fiscal a não aprovação, produziram efeitos subsequentemente se não sanados.
    Portanto, pontos não sanados no decorrer de 16 anos ou parcialmente sanados necessariamente continuam a produzir efeito nas demonstrações contábeis.
    Aprovar as demonstrações contábeis de 2019 e deixar os apontamentos que determinaram as não aprovações por longos e seguidos 16 anos para ser apreciado nas reuniões ordinárias, a mim parece uma tentativa de “passar a borracha” no passado, que inevitavelmente levará ao esquecimento e/ou não adequado tratamento em questões que produziram e continuarão a produzir reflexos patrimoniais.
    Peço a gentileza de esclarecer.
    Haroldo Diniz,
    matr 220438

    Curtir

  5. É sempre assim, causaram o rombo nas contas da Petros e agora jogaram a dívida para os mantenedores, beneficiários e assistidos pagarem esse déficit assassino. Porquê essa dívida não foi acertada no início. Aonde estavam os conselheiros, nossos representantes? A Petrobras pagou realmente o que era devido? Infelizmente nesse país, somente os trabalhadores pagam a conta. Nós cumprimos todo o contrato com a Petros, pagando fielmente com desconto em folha, durante toda a nossa vida laboral, 14,9 % do nosso salário, alguns 11 %, para termos nossa suplementação durante a aposentadoria, e ainda continuamos pagando, quando aposentados. Investiram de maneira inadequada uma grande parte do nosso fundo de aposentadoria, com enormes prejuízos financeiros e agora tiram parte dos nossos vencimentos, de maneira totalmente absurda; e pior, com aval dos Sindicatos, Associações e outras Instituições da categoria, que se intitularam para negociar em nosso nome, sem no entanto ter uma procuração e/ou autorização de nossa parte. Pior ainda, a nossa “justiça” não trata com a devida urgência para julgar a causa, como no caso da liminar que está dependendo da decisão no Supremo. Aonde está a lei que as pessoas de idade “avançada” têm prioridade na justiça. Nesse caso, garanto que grande parte que aguarda essa decisão já tem idade acima desse limite. A Petros já sinaliza que vai debitar os atrasados sem o julgamento do mérito. A Petros não deveria aguardar a sentença final? Foi dada alguma opção para o beneficiário ou mantenedor? Se calarmos a cobrança será vitalícia, se negociarmos o pagamento, estamos aceitando a dívida. Não irei assinar nada, não aceito e não concordo com esse débito, muito menos com esse déficit “assassino” que criaram de maneira não muito transparente e de fácil entendimento por grande parte dos beneficiários
    .

    Curtir

    1. Pois é meu caro! O que fizeram durante 16 anos? Solicito ler a publicação “Sobre o Parecer e as Falsas Premissas”. Pode ter certeza os pontos anteriores continuam sendo monitorados e gerando as ações pertinentes.

      Curtido por 1 pessoa

  6. Prezado Herval,
    Acho que o voto depositado em sua chapa não transfere prerrogativas de pedir calma e/ou achar que as pessoas são ansiosas em suas postagens. Inadimissivel ilações a respeito do comportamento das pessoas.
    Não há e nem houve em nenhuma de minhas postagens repetições de envio as quais caracterizassem condições para erro e /ou atitudes não consonantes com o aplicativo Worldpress, dado que o mesmo deu como resposta mensagem enviada aguardando moderação.
    O que ocorreu e isto foi por demais estranho é que em torno de mais de dezenas de postagens após a minha e pelo horário terem sido aprovadas pelo moderador, bem como muitos outros colegas tiveram os mesmos problemas.
    Deste lado do muro, todos estão absolutamente calmos e sem ansiedade.
    O único problema visível e aí vocês devem sim, ficarem calmos e sem ansiedade, é de que a credibilidade dos eleitos está abalada e a única maneira de recuperar é honrar os votos recebidos pelo intuito de cumprirem a agenda de promessas feitas à época do escrutínio. A delegação foi posta, portanto façam além do necessário para o bem comum de Petros, Patrocinadoras e Beneficiários. É esta a dívida que vocês tem para com o eleitorado. O passado de vocês não pesa mais e sim a história do que farão daqui para frente com representantes que são de milhares de participantes.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Prezado Paulo Buxó Claramunt

      Agradeço-lhe pela maneira educada em me responder, ao tempo em que peço-lhe desculpas por ter adjetivado o seu comportamento. Acredito que você tem a capacidade de exercer a sua empatia e também se colocar do lado de cá, onde estamos sendo taxados de traidores, vendidos, etc, mas eu entendo a revolta de muitos. Eu também estaria, se não estivesse do outro lado e com a consciência tranquila, como sempre estive, durante mais de 37 anos na Petrobras, Transpetro e BR Distribuidora, ocupando diversas funções e lidando até com praticantes de ilícitos na companhia. A minha ficha funcional é uma comprovação daquilo que verbalizo. Mesmo sabendo que esse passado pode não contar, mas ele é o legado que pretendo deixar para os meus filhos.

      De tudo, o que mais lamento é o sentimento de ter sido traído por algumas pessoas que admirava e depositava minha inteira e total confiança e esses, graças a Deus, ainda não os descobri do lado de cá. A minha esperança é conseguir fazer com que todos enxerguem que deveríamos estar do MESMO LADO, que é o lado da Petros, enquanto entidade que deve ser preservada no sentido de honrar com os contratos que assinamos, há mais de 40 anos, como é o meu caso.

      Não tenho interesses políticos e nunca me candidatei, antes, a cargos eletivos. Exerço a minha função sem nenhuma remuneração e faço isso por acreditar acima de tudo em mim, como sempre acreditei. Sei que nunca irei me decepcionar comigo mesmo. Grato pelo voto de confiança, mesmo que ainda tímido.

      Curtir

  7. Eu não consigo entender como aprovar o exercício contábil do ANO de 2019,
    sem no minimo mencionar as reprovações dos últimos 16 anos. É como se não existisse o atual DEFICIT ATUARIAL bilionário, causado pelos anteriores gestores do plano, pior ainda, e como se os atuais eleitos para o Conselho Fiscal, nos dissessem ” Vamos esquecer este passado, vamos pagar este deficit e pronto ” .

    Estou muito decepcionado , mais não o suficiente para desistir da luta .

    Joilson Monteiro dos Santos

    Curtir

    1. Prezado Joilson
      Você é um leitor antigo do blog, mas não por isso vou-lhe responder. Não existe essa expressão “vamos esquecer o passado”. Não faço parte do CF, mas acredito na seriedade dos seus 8 membros, dentre estes aqueles que fizeram parte da chapa Renovação. Não desista da luta, porque nós também não desistimos, apesar dos ataques orquestrados com o objetivo de nos desacreditar. Como já disse antes, não responderei a ataques difamando quem me difama; esse não é o meu método. Nossa resposta é o trabalho e sempre será assim. Não estou fazendo parte do conselho por razões pecuniárias, nem político partidárias. Meu partido eu deixei muito claro durante a campanha: é a Petros. Obrigado por comentar e não desista, repito, confie em nós.

      Curtido por 1 pessoa

  8. Decepção total. Após anos de rejeição das contas da Petros, os novos conselheiros dos quais esperávamos postura diferente aprovam as contas como se nao houvesse nada no passado .
    Eu que acreditei nas novas propostas e agora vejo que nada mudou.

    Curtir

    1. Boa tarde, Zilmar
      Você tem todo o direito de expressar sua indignação, mas, antes, recomendo que você releia os post e caso não entenda se certifique ouvindo outras pessoas, além daquelas ditas entendidas e/ou indignadas.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Fiquei decepcionado com a atitude
    do Conselho Fiscal que aprovou as contas do
    ano de 2019 pois pensava que com a eleição dos novos conselheiros teríamos um novo rumo na PETROS e não foi o que aconteceu. Me senti traído e lesado e com a aprovação das Contas de 2019 desconsiderando as ressalvas dos anos anteriores e até mesmo, simplesmente, retirando-as. Isso para mim é uma vergonha pois é perdoar dividias de pessoas inescrupulosas e jogar no lixo a aposentadoria de muitas pessoas que trabalharam e pagaram durante décadas para ter uma aposentadoria estável, mas ver agora jogado o ônus nas costas desse mesmo trabalhador. O que pensar a respeito desses conselheiros? Boa coisa não vai ser. No mínimo serão chamados de traidores e inimigos.
    Não iremos desistir. Vamos lutar para que essas pessoas paguem pelo que fizeram!
    Gostaria que fosse repensado e corrigido a falha.

    Atenciosamente
    Jose Afonso L. Pimentel

    Curtir

    1. Prezado José Afonso Pimental

      Perdão: Onde foi que o senhor leu isso? “….”aprovação das Contas de 2019 desconsiderando as ressalvas dos anos anteriores e até mesmo, simplesmente, retirando-as”??? “…”perdoar dividias (sic) de pessoas inescrupulosas”??? Desculpe-me, mas é o senhor quem deveria repensar. Jamais iríamos trair a nós mesmos, até porque somos conselheiros aposentados e estamos sendo impactados por décadas de erros na Petros. Infelizmente, dormimos em berço esplêndido e acordamos tarde demais, mas ainda é tempo de recuperar os anos perdidos na letargia.

      Curtir

  10. Concordo plenamente com o exposto pelo colega José Lindolfo Magalhães e demais colegas.

    Curtir

  11. Srs. Conselheiros é inacreditável e inaceitável o que vocês estão fazendo com nós, pois somos aposentados que sempre com muito sacrifício cumprimos e ainda estamos cumprindo com nossas obrigações, que aliás, pagando rombos e roubos dos quais não participamos.
    Lamentável que após 30 anos de BR, almejando uma aposentadoria digna por direito, somos apunhalados pelas costas. Elegemos vocês na esperança de acabar com a pouca vergonha que assombrava a Petros, mas infelizmente nos enganamos. Não consigo entender como tiveram a capacidade de aprovar 16 anos de reprovação. Vejam foi 1 ano, foram 16 anos.
    A pergunta que não quer calar: Vocês conseguem por a cabeça no travesseiro e dormir em PAZ? Pensem muito nas suas atitudes, porque haverá outras eleições.

    Curtir

  12. Como entender o por que de o Conselho Fiscal da Petros aprovar as contas referentes ao exercício de 2019, após 16 anos de sucessivas reprovações ?
    Também faço as minhas as palavras muito bem colocadas do Lindolfo.

    Curtir

  13. Sr. Conselheiro Coy:
    Acabei de ler uma postagem sua, de hoje, 14/06/2019, postado agora por volta das 20:00.
    Só que ela está sem a opção de COMENTÁRIOS, ou seja, não se consegue comentar esta postagem.
    Sendo assim, estou colocando minha dúvida aqui onde se trata do tema aprovação das contas de 2019 que vinham sendo recusadas por 16 anos.
    Vamos aos pontos:
    Primeiro registrar que parece que agora o Conselho Fiscal resolveu responder as postagens que tratam da aprovação das contas. Até a ultima vista, mais de 80 postagens.
    Sendo assim, este tema é afeto ao Conselho Fiscal mas vinha, em grande parte, sendo respondido por pessoas que pertencem ao Conselho Deliberativo.
    Ficou uma impressão estranha, mas parece agora estar tomando o rumo correto. Sendo assim, todas as postagens tratando de contas, precisam ser respondidas pelo CF e não o CD.

    Segundo ponto:
    Extraio do texto publicado pelo Senhor, abaixo entre aspas:
    Abre aspas
    A aprovação das Demonstrações Contábeis 2019, referem-se, única e exclusivamente, ao ano em referência.
    ……..
    O fato de aprovar as Demonstrações Contábeis (DCs) de um exercício não implica em passar uma borracha no passado, até porque se assim fosse auditores e órgãos reguladores seriam os primeiros a gritar.
    Fecha aspas
    PERGUNTA:
    Esta afirmação pode levar as pessoas a entenderem, erroneamente, que eventos passados, ainda não resolvidos, mas que impactam o cálculo atuarial que avança sobre a vida do Plano, não necessitam ser examinados.
    Isto porque há eventos passados, apontados nos relatórios anteriores do Conselho Fiscal, que continuam a impactar os cálculos atuariais, pois não foram resolvidos.
    Esta interpretação está sendo feita com base nas pendencias anteriores do próprio CF e o que determina a Resolução CNPC 29 de 13/04/2018.
    Dada a importância do assunto, e para que eu possa aprender e sedimentar minhas informações, apreciaria especial fineza de V.Sa. esclarecer a sua postagem, qual o seu entendimento sobre o assunto, qual o entendimento do Conselho Fiscal, pois se não ficar satisfeito, pretendo apresentar consulta ou denuncia na PREVIC, a depender de sua resposta.
    Só lembrando que existem, também, outros Normativos sobre o assunto.
    Atenciosamente,
    José Lindolfo Magalhães

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lindolfo,
      A área responsável pelos cálculos na PETROS, os realizou, considerando todas as essas premissas, e o Conselho Fiscal emite Parecer dos Estudos e Hipóteses e Taxa de meta Atual, o que foi devidamente auditada pela KPMG. Nessas premissas foram consideradas, em conformidade com a legislação, onde são estabelecidos cenários, a partir de modelos matemáticos e estatísticos que respondem a questões de cada plano, tais como: Projeções salariais; Benefício estimado na aposentadoria; Hipóteses Biométricas Demográficas e Econômicas; Taxas de meta atuarial e inflacionárias; Expectativa de Vida; Previsão de Pensão; Recursos Financeiros dos Planos etc. Ou seja, todos são elementos que afetam financeiramente o plano.
      Quanto à sua questão, valores econômicos com probabilidade de recebimentos futuros é lógico que são considerados, mas os que envolvem processo de investigação e processos judiciais em andamento, cuja probabilidade de ganho não permite definição, não afetando, nem os cálculos nem as Demonstrações Contábeis.
      Portanto, as perdas passadas que se acumularam e que geraram os denominados déficits técnicos, conforme limites estabelecidos legalmente, já foram contabilizadas, por isso estamos amargando “Equacionamento de Déficit”, que pode ser futuramente aliviado com as recuperações que se efetivarem.
      Acrescento que, no dia 09.06.2020, já fomos sabatinados pela PREVIC, sobre todos os aspectos do parecer das DCs/2019.
      Como o Conselho Fiscal é um Colegiado e este exercício teve voto favorável, por unanimidade, para recomendação da aprovação pelo Conselho Deliberativo, doravante os questionamentos de caráter técnico, como este, daremos respostas consolidadas por esse Colegiado.
      Agradeço a oportunidade de responder questões de nível técnico como a presente, visando dar esclarecimentos à comunidade ou reencaminhar ponto a ponto, para que não fiquem sem respostas.

      Curtido por 1 pessoa

  14. Copio e colo as palavras da Mara S L Garcia, me sinto roubado, lesado e porque não dizer humilhado depois de mais de 33 anos pagando por uma aposentadoria no mínimo estável.
    Eu pensei que fosse ter uma aposentadoria tranquila, mas isso não tem ocorrido. A última novidade foi a eleição para Conselheiros da PETROS. Conselheiros esses indicados pela AMBEP, na esperança de que fossem fazer uma fiscalização melhor nas contas. O que não aconteceu… Vejo cada vez mais meu salário ser reduzido e eu sendo obrigado a pagar dívidas das quais não são de minha competência. Não fui eu que sumi com o dinheiro.

    Curtir

  15. Revoltante, parece que quanto mais lutamos, somos derrotados por “inimigos” por nós eleitos.
    O que nos resta?? Infelizmente, é continuar exigindo dos responsáveis, respostas..; se é que eles tenham..
    Emidio

    Curtir

  16. Prezados Senhores Conselheiros,
    Apesar de ter trabalhado na Petrobrás 6 anos e depois mais 22 anos na BR eu não me lembro de tê-los conhecidos em seminários, em visitas a outros órgãos ou por telefone. Como assistido da PETROS, Sou associado da AMBEP há 28 anos e mais alguns de quando estava na ativa. Também não me lembro dos Senhores pela AMBEP. Mas isso não é o caso, é apenas uma introdução, um esclarecimento. Eu votei na chapa dos Senhores por indicações de quem eu conheço e confio e também por indicação da AMBEP, onde tenho vários conhecidos que me telefonaram pedindo apoio. Durante todo este tempo em que sou associado da AMBEP eu e meus familiares sempre fomos bem informados, atendidos e assessorados juridicamente nos processos que movi contra a PETROS, sobre os aumentos dos benefícios que tinham sido expurgados do meu contra cheque. Apesar de já ser repactuado obtive sucesso. Então, dentro deste panorama, acreditei piamente na indicação da AMBEP que com a eleição dos Senhores, novos e bons ventos soprariam sobre a PETROS. Agora diante de tamanha indignação dos meus ex-colegas de grupos de whatsApp, alarmados com a aprovação das contas da PETROS em 2019 sem nenhuma ressalva e diante do total silêncio da AMBEP e também que não houve nenhum debate das sugestões oferecidas extra oficialmente aos Senhores pelos assistidos mais atuantes junto aos novos Conselheiros? E agora pergunto ” será que continua tudo como dantes no castelo de abrantes “?
    Gostaria de merecer um retorno
    Atenciosamente e respeitosamente
    Jose Carlos Correa -Matricula PETROS 0228436

    Curtir

  17. Nossos conselheiros…nossos?… Tinha uma expectativa para que vocês estivessem nos defendendo, que cobrassem mais enfaticamente da DE da PETROS, pois temos um passado com gestões absurdamente corruptas e que comprometeram nosso futuro financeiro.
    Aprovar os resultados de 2019 sem discutir as pendências bilionárias das patrocinadoras não faz sentido.
    Não irão fazer nada?… é só isso, aprovar tudo sem cobrar nada, e estes últimos anos, os quais vocês sabem muito bem…ou durante as eleições…sabiam… Lutem pelo correto, justo e ética…como ficamos?

    Curtir

  18. Gostaria de entender porque o Conselho Fiscal da Petros, aprovou as contas referentes ao exercício de vocês 2019, após 16 anos de sucessivas reprovacoes.

    Curtir

  19. Prezados Coy e Tereza,

    Quedei-me estupefato, totalmente perplexo, ao saber que as demonstrações contábeis da PETROS referentes ao exercício de 2019 foram aprovadas pelo Conselho Fiscal após DEZESSEIS ANOS SUCESSIVOS de reprovação.

    Peço desculpas, mas é necessário repetir para que eu me certifique de que estou relatando os fatos corretamente: APÓS DEZESSEIS ANOS SUCESSIVOS SENDO REPROVADAS, AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA PETROS REFERENTES A 2019 FORAM APROVADAS.

    Preparei-me para ler a explicação de um feito de tal magnitude, regozijando-me por meus votos na eleição de conselheiros, quando minha estupefação se tornou indignação, pois o assunto foi abordado como se fosse algo trivial, que não merecesse qualquer explicação, a exemplo do mágico que tira coelhos da cartola com total naturalidade.

    Cheguei a imaginar que a mim, reles engenheiro, faltasse conhecimento do assunto e por isso estaria cometendo um erro grosseiro de avaliação. Mas, depois de buscar esclarecimentos com colegas conhecedores de ciências contábeis, de direito e de finanças, lamentavelmente concluí que, se erro houve, foi dos conselheiros.

    A participação de uma empresa independente de auditoria com certeza dá mais conforto a todos nós, como diziam os membros do board da Enron.

    Desculpo-me pelo tom algumas vezes irônico, mas estou muito desgastado por tudo que houve na PETROS, que resultou em uma elevada conta que estamos pagando sem sequer termos o elementar direito de conhecer a memória de cálculo de seu valor.

    Cordialmente,

    Ney Serrão

    Curtir

  20. Em Portugal, berço da língua portuguesa, há um ditado que diz:
    “A ignorância é má conselheira”.

    Os principais dicionários da língua portuguesa definem conselheiro como:

    “Pessoa que dá conselhos; aquele que aconselha; quem aconselha, orienta, dá direcionamentos a outrem; aconselhador, guia.

    Membro de um conselho, de uma comissão que delibera um assunto.

    Pessoa que, com formação e habilitações específicas, dá aconselhamento ou orientação profissional”.

    https://www.dicio.com.br/conselheiro

    Conforme já citado por um dos participantes neste blog sobre estagiário, na minha conclusão, qualquer estagiário pensaria e agiria melhor, do que os nossos atuais conselheiros fiscais da Petros.

    Pelas definições acima, a honrosa missão e a responsabilidade de atuar como conselheiros falharam a partir do momento em que, as contas dos 16 anos passados como a atual, não apresentaram e nem justificaram de forma pública, o que se passou com elas, quais foram os documentos, atas, exposições de motivos e/ou justificativas, que comprovaram de forma fundamentada por A + B, como foram formatados ou contabilizados os PEDs, e/ou como foram aprovados à luz de auditorias independentes, que assim os comprovassem.

    Enquanto tais explicações fundamentadas na forma acima, não forem divulgadas e explicadas de forma pública, o conceito que cabe aos conselheiros em referência, está bem aquém ao de estagiário aqui citado.

    E se há como comprovarem com fundamentos, aqui ou no site da Petros, que o façam.

    Curtir

  21. Também me sinto tremendamente aturdido com essa aprovação das contas pelos nossos conselheiros eleitos, após a renhida campanha que travamos contra os “companheiros”, para eleva–los até lá. Só espero que reflitam sobre o que fizeram e que, em próximos embates, estejam mais próximos daqueles que agora amargam a má gestão da Petros perante a Patrocinadora.

    Curtir

  22. Prezados conselheiros,
    Eu como aposentado da BR distribuidora, fiquei muito indignado com a aprovação das demonstrações contábeis de 2019, uma vez que ficaram pendentes por 16 anos. Indignado com o pagamento do PED assassino que não foi causado por nós aposentados. Gostaria de receber os esclarecimentos do porquê da aprovação das demonstrações contábeis, e quem causou este rombo que nós aposentados estamos pagando.

    Curtir

  23. Existe uma grande expectativa para que os novos Conselheiros cobrem mais enfaticamente da DE da PETROS, pois temos um passado horrível, com gestões absurdamente corruptas e ue comprometeram nosso futuro financeiro. Aprovar os resultados de 2019 sem discutir as pendências bilionárias das patrocinadoras não faz sentido!

    Curtir

  24. É triste, que pessoas que estavam ao lado, quando foram eleitas, de uma forma muito estranha, deixaram suas bandeiras de luta.
    Deixo aqui o meu repúdio, minha revolta com o que se aproxima, fomos traídos…
    Que pena EMIDIO MIQUELETO

    Curtir

  25. Senhores conselheiro: votei em vcs é já me sinto arrependido achando que ao longo da minha aposentadoria teria alguém para nos defender desse ped assasino. Vejo qie as patrocinadoras devem muito e agora somos nós aposentados que a cada ano o salário fica achatada e temos que pagar as contas até dos mal investimentos e etc….
    Chega !!!! Não vou ficar aqui escrevendo que são inúmeras coisas que vcs já sabem.
    Abraço a todos……

    Curtir

  26. Estou decepcionada pq depois de tanto lutarmos para eleger os nossos Conselheiros, na esperança de que iríamos ter pessoas lutando pela nossa causa junto à PETROS, e eis o que vejo: pessoas que nos enganaram, que se aproveitaram de nossa credibilidade, de nossas esperanças em dar uma solução para tanta coisa errada! Se para vcs o dinheiro está sobrando, para nós está faltando, exatamente por causa dessa falta de honestidade de pessoas como vcs. A justiça da terra não vale nada, mas a Justiça Divina não falha. Mas na minha vida aprendi uma coisa: tudo que se faz de errado na vida tem retorno, e este retorno ainda vai chegar para todos os que estão agindo e prejudicando a todos nós!!!

    Curtir

  27. O Que mais me interessa é saber desses demonstrativos contabil a partir de 2011 quando ao que parece iniciou as fraudes/roubos dentro da petros. O que resultou é nos foi IMPOSTO PED ASSASSINO SEM DEMONSTRAR DE ONDE É QUAIS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSES TIPOS DE NEGOCIOS FRAUDULENTOS DENTRO DA PETROS QUR INCLYSIVE ATE ONDE Sei foi alvo de investigação do ministério público da União. Nenhuma informação foi dada até hoje. As únicas informações passadas é o PED ASSASSINO obrigando e descontando ao bem prazer da instituição pois se até hoje não foi demonstrado pela petros o que efetivamente resultou nesses descontos alarmante para todos. E nem tiveram a hombridade de reunir os participantes para dar explicações até hoje. Não respeitaram o artigo 41 que ao meu ver ainda REGE os aposentados e principalmente os não repactuados consequentemente não poderiam fazer qualquer desconto quando os únicos responsáveis pelas fraudes foram todos vcs. daí de dentro da petros. A responsabilidade de todos os vinculados a petros so seria cabivel se fosse um caso fortuito e não de desfalque e má administração de vcs. Agora a conta chega somente pra nós aposentados???. Gostaria de explicações detalhadas que justifique claramente o que gerou tamanho desfalque(rombo). Ninguém da petros respeita o aposentado que pagou anos a fio uma suplementação para nossa aposentadoria e agora temos que re-pagar o rombo feito pelos “administradores” da petros por mais 30 anos????? SERA QUE VCS É QUE ESTÃO CERTOS E NOS APOSENTADOS ESTAMOS ERRADOS.??? SE AKI FOSSE UM PAIS SERIO TODOS ESSES DIRETORES IRRESPONSÁVEIS E CONIVENTES com o desfalque do dinheiro nosso descontados anos a fio ESTARIAM NA CADEIA. E AINDA TEM GENTE DENTRO DA PETROS SE “DANDO BEM”. Não me interessa saber prestação de conta de 2019 não. O que quero é saber a partir de 2011 quando começou o desfalque e até hoje 2020, basta fazer uma perícia contábil do período apontado acima que todos ficarão sabendo a verdadeira história da má administração da petros Hoje estamos velhos e doentes sem a mínima condição de tratamento por conta desses descontos ilegais e absurdos feitos em nossos contracheques. Como se não bastasse ainda querem que os aposentados paguem os valores do período em que o desconto ficou suspenso por liminar . Quando o juiz suspendeu em seu despacho por liminar o desconto do PED ASSASSINO não consta nesse despacho que teríamos que pagar o período que ficou suspenso por liminar. Acontece que os referidos processo não encerrou, logo não há que ser cobrado nada. Uma coisa é certa QUEM NAO TEM COMPETÊNCIA NAO SE ESTABELEÇA . A Petros é nossa também e todos da petros tem obrigação de nos informar tudo e não ignorar quem também contribuiu e ainda contribui. Podem estar certos que prestar conta aos aposentados nao é nenhum favor e sim obrigação.Certa que serei atendida nesse pleito, aguardarei resposta. Obrigada pela atenção.

    Curtir

  28. Caros Conselheiros,
    Quando votei nos senhores, o fiz com toda a esperança de estar depositando o voto nas mãos de conselheiros comprometidos com a causa dos participantes ativos e assistidos da Petros.
    Que a Petros, a partir daquela data tomaria um rumo diferente, caso os senhores fossem eleitos.
    Mas, me enganei redondamente. Qual não foi a minha surpresa ao tomar conhecimento que as demonstrações contábeis de 2019 haviam sido aprovadas.
    Se ao longo dos 16 anos as demonstrações não vinham sendo aprovadas, significa no mínimo que as pendências vinham se acumulando, sem a devida solução.
    Gostaria de receber os devidos esclarecimentos
    Grata/ Kazuko Yoshida / Matrícula 021998-6

    Curtir

  29. Eu pensei que fosse ter uma aposentadoria tranquila, mas isso não tem ocorrido. A última novidade foi a eleição para Conselheiros da PETROS. Conselheiros esses indicados pela AMBEP, na esperança de que fossem fazer uma fiscalização melhor nas contas. O que não aconteceu… Vejo cada vez mais meu salário ser reduzido e eu sendo obrigada a pagar dívidas das quais não são de minha competência. Não fui eu que sumi com o dinheiro.

    Curtir

  30. Senhores CONSELHEIROS recém-eleitos!
    Não os conheço pessoalmente, apenas conheço dos senhores o que foi postado durante a campanha eleitoral passada.
    Muitos colegas, aposentados, pensionistas e ativos da PETROBRAS que os conhecem de outras oportunidades fizeram enorme demonstração de crédito em Vossas Senhorias.
    Hoje, os leio, todos inconformados com vossa atitude distante de nossos interesses.
    Uno-me a eles neste momento, da mesma forma que me uni no momento da eleição, para protestar veementemente contra esta situação inaceitável de termos mais uma vez sido enganados por nossos próprios colegas.
    Sempre me perguntei, por que causa alguém trai seu próprio plano de previdência? Isto quando via colegas nossos aceitarem serem nomeados para agirem para a nossa desgraça. Acaso esses colegas também não sofreriam da mesma maneira com os prejuízos?
    Que tipo de ser humano aceita ser cúmplice de um plano para a retirada dos recursos tão honradamente e penosamente amealhados por tantos colegas, amigos e até familiares?
    Para todos nós, foi uma vida de trabalho duro e honesto. Hoje estamos velhos e dependemos de nossos benefícios para nossa sobrevivência.
    Peço Senhores, não permitam que nos esfolem ainda mais e exijam que a PETROS faça o que deve ser feito, dentro de suas competências. E se forem impedidos, nos deixem saber para que possamos buscar nossos direitos na JUSTIÇA.
    Peço Senhores, não sejam os novos cúmplices da desgraça de dezenas de milhares de velhos, doentes e carentes de justiça. Denunciem o que estiver errado e não aceitem o que é inaceitável.
    O que aconteceu com as contas recusadas dos exercícios passados?
    O que aconteceu com as contas recusadas dos exercícios passados?
    O que aconteceu com as contas recusadas dos exercícios passados?

    Curtir

  31. Apresento meus veementes protestos quanto à aprovação dos resultados de 2019 sem que tenham sido discutidas e registradas as pendências bilionárias das patrocinadoras.
    Na última eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal votei nos candidatos das chapas apoiadas pela AMBEP na expectativa de que tivéssemos Conselheiros que cobrassem enfática e sistematicamente da Diretoria da PETROS a correção dos maus feitos do passado, com gestões absurdamente sem transparência, que comprometeram a saúde da Petros e , consequentemente , acarretaram a redução dos nossos benefícios com aumento das contribuições, sejam as normais sejam as “ extraordinárias “ para equacionamento de déficits.
    Apresento também meus protestos quanto à intenção já anunciada no site da Petros de que iniciará a cobrança
    de valores não pagos ou pagos parcialmente pelos participantes do PED 2015 , o qual já foi contestado judicialmente – em centenas de ações – não só pelo seu valor apurado , do qual não foi deduzido as dívidas das patrocinadoras – inclusive a responsabilidade da Petrobras quanto aos PRE-70 – mas também pela forma obscura , perversa – e ilegal – das contribuições extraordinárias com tabela com alíquotas progressivas. Ainda tenho esperança de que os novos Conselheiros lutem para que essa injusta cobrança seja cancelada e que os valores pagos sejam devolvidos e /ou compensados a cada participante, ainda que seja necessária uma revisão e sua compensação no exercício de 2020 e/ou 2021, de modo que , caso persista algum déficit residual , este seja equacionado através de contribuições extraordinárias com alíquotas com percentuais únicos tal como adotadas no NPP.

    Curtir

    1. Rogério, boa tarde

      Só para te lembrar. Você já fez esse mesmo comentário há duas horas. Por gentileza, deixe espaço para outras pessoas, legitimamente, poderem se manifestar. O nome do que você está fazendo é SPAM.

      Em tempo: NÃO BLOQUEAMOS COMENTÁRIOS. Todos têm o sagrado direito de se manifestar. Alguns fazem educadamente. Outros optam por insinuar atos ilícitos praticadas por nós, conselheiros. Podemos até errar, mas não o fazemos dolosamente. Alguns esquecem que somos conselheiros aposentados e TAMBÉM estamos pagando a conta do PPSP.
      Só não aprovamos, reitero, palavrões em respeito à TODOS os leitores do blog. Graças a Deus, isso nunca aconteceu e espero que não venha a acontecer, até porque não será publicado.

      Curtir

    2. Senhores conselheiros nós votamos nos senhores para nós representares e nos defender, vejo tudo ao contrário vocês além não defenderem ainda aprovam contas da dívidas das patrocinadoras, deixando o caixa PETROS em baixa com dívidas absurda que temos que pagar, não é correto isso, peço rever.

      Curtir

  32. Lamentável!
    Decepcionante!!!…
    ….A esperança vai morrendo….lutamos e elegemos “mais do mesmo”.
    Fomos ludibriados?!? ….
    Houve ingenuidade, incompetência ou má fé….?!?

    Curtir

  33. Boa tarde ,
    Gostaríamos de saber como de uma hora para outra as constas foram aprovadas, e porque não cobram das pessoas que foram responsáveis pelo rombo, o que está fazendo s este respeito até agora não vimos nada no sentido de responsabilizar as pessoas que realmente cometeram o rombo e não nos participantes da Petros.

    Curtir

  34. Votamos acreditando que a chapa da AMBEP seria fiel a nossa causa. Somos lesados todos os meses com um desconto extra que não causamos na Petros. Quais as razões de não reportarem à AMBEP e a mesma passar informações para os associados?

    Curtir

  35. Somos aposentados da PETROS e queremos Explicações para a aprovação das contas, após 16 anos de rejeição.
    Como ficam as contas que nunca fechavam, como fica a nossa situação?

    Curtir

  36. Também eu esperava uma postura mais contundente do conselho fiscal. Não me conformo com a aprovação das contas como foi feita! Como será a proteção da nossa entidade e dos participantes e assistidos?

    Curtir

  37. Linaldo, perdão, entendi que este instrumento era para defendermos a Fundação Petros pois, se for para fazer da mesma forma que já fazem a fup traidora (que os estão elogiando em seu portal) e os outros conselheiros eleitos, não entendo o porquê de abrir mais outro blog. Melhor fazer como a fup, que reproduziu o texto de vocês e juntou os conselheiros num pacote só, vocês também os representam.
    Se você considera que minhas críticas são destrutivas, lembro a você que elas são idênticas às que você e o José Roberto fizeram aqui em Santos, em relação aos demais conselheiros eleitos onde alguns disputavam a continuidade e acabaram derrotados, graças ao trabalho que, ludibriados e só agora enxergamos, fizemos para vocês, quando fizeram a apresentação de suas plataformas às pessoas que lá foram, por mim e pela Ambep, convocadas.
    Entendo que você é contador, portanto, ou você conhece o assunto ou o desconhece por inteiro, pois sua pretensa nota nada informa sobre o motivo da aprovação das contas que você também criticou durante a campanha. Será que sua idéia é que campanha eleitoral é campanha eleitoral e mandato é outra coisa diferente?
    Se você não ficou satisfeito com o que escrevi em seu blog, também enviei via e-mail. Entendo que receberei resposta (enviei a algumas pessoas por cco, portanto tenha certeza que também enviarei sua aguardada resposta também a esse grupo.
    Sua resposta à minha Notificação Extrajudicial não saiu da Petros. Você deve ser muito inocente ao acreditar que os gestores querem resolver nossos problemas, portanto, melhor ficar esperto e quando acontecer novamente essa situação, cobre deles as assinaturas do AR confirmando a entrega.
    Você e os demais conselheiros não são transparentes. Suas justificativas à aprovação das contas são medíocres e sem qualquer nexo. Minhas críticas apontam para isso e, ainda que você possa ficar aborrecido com elas, jamais deveria deixar de responder de fato e de direito às colocações que ali fiz. Desqualificar minha insatisfação (e dos demais críticos deste blog) é o mesmo caminho atravessado pelos brandões, siqueiras, tedescos e pcc´s da vida. Restrinja-se a responder tecnicamente o motivo da sua aprovação, pois você e os demais conselheiros não o fizeram. Podemos ter errado ao lhe escolher como nosso representante, mas com certeza nenhuma de nós é ignorante para não entender o que se está jogando aqui.
    Sérgio Salgado – pré 70 – sersalga.2304@gmail.com
    ET – gentileza verificar o porquê eu não consigo acessar a entrada de comentários, que não aceita meu email, impedindo esse registro. O email abaixo é o da minha filha. Sempre que coloco o meu a informação que retorna é que não posso fazer login, ainda que me cadastrando.

    Curtido por 1 pessoa

  38. Esse parabéns e Vitória da irresponsabilidade vai para Fup e seus seguidores .É difícil aceitar que estou pagando 36 bilhões desviados da Petros sem que seja responsabilizado e cobrado dos verdadeiros responsáveis(Petrobras). pior ainda , todos os relatórios fiscais pendentes de vários exercícios foram aprovados .Hoje tenho a convicção de que nunca acertei em quem votar.

    Curtir

  39. Estou muito decepcionado com essa atitude de nossos conselheiros que não estão cumprindo o que foi prometido em campanha. A panelinha continua a mesma.

    Curtir

  40. só para esclarecer sou massa de manobra unica e exclusivamente do meu holerite que cada vez está menor senhores conselheiros!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: