Um ano depois….


No dia 12 de fevereiro de 2020, às 21:03 h, nasceu o Blog RENOVA PETROS. Após um ano de sua existência, completados na última sexta-feira, sem muito alarde, nem comemorações, eis que resolvi compartilhar com os nossos leitores algumas de minhas reflexões e lições aprendidas.

Desde o período da campanha ao Conselho Deliberativo da Petros, que culminou com a nossa eleição em 16 de setembro de 2019, com 7.576 votos de um total de 36.620 votos ou 26,56% do universo de participantes aptos a votar, naquela ocasião, elegemos a TRANSPARÊNCIA dos nossos atos como sendo um dos pilares que dariam sustentação a nossa caminhada, ao longo de 4 (quatro) anos de mandato, iniciados em 26 de novembro daquele mesmo ano e com término previsto para 25 de novembro de 2023. Sem sombra de dúvidas, dificilmente conseguiríamos lugar êxito naquela eleição sem a estrutura colocada a nossa disposição pela AMBEP – Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros. Nós, mais uma vez, somos gratos a AMBEP e também a Entidades, tais como o GDPAPE, Astape-BA e aos diversos grupos de apoio, no Whatsapp, que se formaram pelos quatro cantos desse país. Em especial, quero destacar o primeiro a acreditar em nós: o NOSSA PETROS!

O blog foi criado para ser uma ponte entre os nossos participantes, verdadeiros donos da Petros, e nós, representantes assistidos dos Planos Petros, eleitos democraticamente pela vontade da maioria daqueles 36.620 votos já citados. O termo “ponte” foi propositadamente usado por mim, porque, na minha visão, havia um enorme fosso de comunicação entre nós e a Petros. As estatísticas do site na data de hoje, 17 de fevereiro de 2021, quarta-feira, confirmam que estamos conseguindo envolver as pessoas nos assuntos relacionados à Petros, senão vejamos:


Dados obtidos em 17/02/2021

Os números falam por si, mas, além dos números, a nossa missão é, sem dúvida, dar voz, vez e esperança de um futuro melhor a todos aqueles que, voluntária ou compulsoriamente, aderiram aos Planos administrados pela Petros, quando ingressaram na Petrobras e demais patrocinadoras e instituidores.

Por tudo isso, estamos juntos. Como diz a minha amiga conselheira Tereza Soares, “Vamos que Vamos”!

19 Comentários

  • Claudio de Mendonça Ribeiro

    Muito grato, prezado Herval, pelo encaminhamento desta edição de teu boletim informativo. Que Jesus nos abençoe, ampare e proteja.

    Curtido por 1 pessoa

  • Sergio Senra Garcia

    Caro Herval !
    Sei que o jogo é muito pesado nos CD e CF da Petros, onde os interesses da Petrobras são majoritariamente obedecidos em detrimento de nós, aposentados e igualmente investidores pelos anos de contribuição.
    Contudo, as boiadas estão passando. E vocês, nossos representantes precisam gritar mais alto para serem ouvidos, tanto por nós quanto pela Diretoria que tem o absurdo voto de “ minerva”.
    Nada a comemorar. Muito ainda a lamentar. E pouco temos informações relevantes com dados físicos e não com palavras para nos defender destas maldades incessantes.

    Curtido por 1 pessoa

    • Prezado Sérgio,
      Gostaria muito que você acreditasse nas minhas palavras…..Acredite: a Petros mudou!
      Tomamos posse em 26/11/2019 e a primeira reunião foi no dia 12/12 desse mesmo ano. Desde então, salvo engano, com exceção da aprovação do PP-3, as demais votações, mesmo as mais acaloradas, tiveram a sua aprovação por consenso. O voto de qualidade não prospera mais nessa atual formação do Conselho Deliberativo. Sem fazer absolutamente nenhum juízo de valor do passado, os 12 membros do CD são bastante qualificados. Por parte dos eleitos, somos 01 administrador, 01 economista, 02 advogados e 02 engenheiros. Os indicados são 03 advogados, 01 engenheiro e 01 contabilista (vacância de um suplente). Falo isso sem querer desqualificar absolutamente ninguém, até porque tenho muito orgulho de ter ingressado na Petrobras, em setembro de 1979, como nível médio, até março de 2000, quando fui reclassificado, por concurso externo, para o cargo de administrador. A minha referência faz jus aos temas abordados por um conselheiro, que sem a devida qualificação resta prejudicada a sua análise para discussão de assuntos tão sensíveis como são aqueles ligados à seguridade ou previdência complementar.
      Sim, ainda temos muitas lutas e batalhas a enfrentar. Todavia, estamos nos livrando dos diversos entulhos que encontramos no nosso caminho. Até novembro de 2023, quando termina o nosso mandato, ainda quero nos livrar dessa “maldade”, que é a cobrança extraordinária (PED) no tão suado beneficio que conquistamos.
      Saudações,
      Herval

      Curtido por 1 pessoa

  • Erison Chagas Lima

    Obrigado Herval, J.Roberto e demais, pelo tempo, dedicação e entrega pessoal na melhor gestão do nosso futuro!

    Curtido por 1 pessoa

  • Ana Hermelinda Silva

    Parabéns para Equipe,  que vem cuidando dos nossos interesses e nos mantendo tomando conhecimento dos procedimentos adotados. Um ótimo trabalho.

    Enviado do Yahoo Mail no Android

    Curtido por 1 pessoa

  • Antônio César

    Transparência e clareza são sempre necessárias. Parabéns ao time de conselheiros e suplentes eleitos, obrigado pelo blog. “Vamos que Vamos!”

    Curtido por 1 pessoa

  • Martinho D'Abbadia

    Realmente um avanço. Resta saber a quem apoiar nas próximas eleições para dar continuidade a essa renovação. Posso estar equivocado, mas não vejo movimentação de nenhuma parte, especialmente do pessoal da ativa, para a disponibilização de nomes.

    Curtido por 2 pessoas

  • JOSÉ NORBERTO SILVA DE MACEDO

    Parabéns pelo trabalho dos conselheiros eleitos. Estamos na expectativa de redução aos sustos que temos tido nesse período. Precisamos de notícias que nos tranquilize, não nos apavore, especialmente sobre PED e sequestros de proventos de aposentados antes de 2001. Eu aposentei em 97 e no momento estou mumificado financeiramente pelos atos de gente sem honra e caráter nas administrações depois de 2002. Rogo ao SUPREMO ETERNO que seja misericordioso com TODOS nós. Sejamos felizes e gratos por ainda estarmos aqui com possibilidades de reparar nossas escolhas danosas. OM SAI 6!!!

    Curtido por 1 pessoa

    • Grato, meu caro José Norberto Macedo, prometemos em campanha e nos comprometemos, até o fim do nosso mandato, lutar pelos interesses dos participantes da Petros. Que Deus continue lhe dando vida e saúde para que consigamos, até novembro de 2023, reduzir ou acabar com essa contribuição extraordinária. Esse é o meu sonho.

      Curtir

  • José Carlos Donegá

    Estimado Herval e também aos demais conselheiros parabéns pela iniciativa sem a comunicação é a Alma que nos conecta nos tornando uma Associação Integrada.
    Excelente trabalhos vem sendo realizado.
    Donegá

    Curtido por 1 pessoa

  • sergio welter

    Qual a sugestão dessa equipe quanto ao PP3. Quais os pros e contra caso resolvermos aderir.

    Curtir

    • Prezado Sérgio Welter, a decisão de migrar ou não sempre será uma prerrogativa do participante. O PP-3 não é a solução, nem um problema, na minha avaliação. Ele só será implantado se cumprir com as regras definidas para a sua implantação, dentre elas o percentual máximo de 80% daqueles que ainda estão em atividade, além da constituição do patrimônio total da reserva de migração aportada ser 24% superior dos assistidos em relação aos em atividade, ou seja, para cada R$ 1,00 do migrante em atividade terá que ter R$ 1,24 do migrante assistido.

      Curtir

  • Sérgio Luciano Freire

    Parabéns Herval e demais conselheiros eleitos do Renova Petros. Excelente meio de comunicacao entre assistidos e ativos.
    Bom trabalho

    Sergio

    Curtido por 1 pessoa