Pedido de concessão de aposentadoria nos PPSPs, agora, é 100% digital


Publicado no site da Petros em 07/01/2022, às 09:50 h

Em mais uma iniciativa de transformação digital da Petros, o pedido de concessão de aposentadoria dos planos do Sistema Petrobras de benefício definido (PPSP-R, PPSP-NR, PPSP-R Pré-70 e PPSP-NR Pré-70) passou a ser 100% digital. Para melhorar a jornada do usuário nas solicitações de aposentadoria, implementamos uma série de melhorias, permitindo que o participante realize todo o processo na plataforma on-line, sem necessidade de imprimir e preencher formulários à mão.

Com as mudanças, o participante que já está em idade de se aposentar pode solicitar seu benefício diretamente por meio do formulário eletrônico. O formulário foi totalmente reformulado para ser mais intuitivo e melhorar a experiência do usuário. Os dados já são carregados automaticamente, facilitando e agilizando o processo. Por lá, o participante também faz upload e anexa toda documentação exigida. E, caso seja esquecido algum documento necessário, a própria ferramenta alerta para essa pendência, evitando perda de tempo com falta de documentação.

Além disso, passamos a adotar a assinatura eletrônica, tornando o processo ainda mais dinâmico. A ferramenta utilizada é da DocuSign, a maior plataforma de assinatura eletrônica do Brasil, que confere agilidade, segurança e viabilidade jurídica.

E ainda tem outra novidade: o participante também acompanha o status do seu pedido pelo ambiente web, com explicação de cada etapa em que seu processo se encontra.

As melhorias não param por aí. Contamos com uma equipe dedicada a este trabalho, que tem como foco aprimorar a experiência do usuário no acesso aos serviços da Petros. Até o fim do ano, as evoluções no processo de concessão de aposentadoria também estarão disponíveis para os participantes do PP-2. Em breve, anunciaremos mais novidades para tornar o pedido de aposentadoria na Petros ainda mais fácil, rápido e dinâmico, em linha com nossa diretriz de simplificação de processos.

IMPORTANTE: O crédito da aposentadoria só poderá ser feito em conta do Banco Santander. Caso o participante não tenha conta neste banco, é preciso imprimir carta de abertura de conta, disponível na primeira página do formulário, e levar a uma agência do Banco Santander mais próxima.