Por razões estritamente pessoais, na data de 12 de dezembro de 2022, comuniquei a minha renúncia ao cargo de membro do Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo da Petros (COSEG), o qual ocupava, honrosamente, desde 26 de julho de 2021, oficialmente, e extraoficialmente, desde 09 de setembro de 2020.
No meu lugar, representando os conselheiros eleitos, a partir do dia 14 de dezembro de 2022, data de nossa última reunião ordinária do ano, foi conduzido ao cargo o conselheiro LUCIANO MALDONADO GARCIA.
O Comitê de Seguridade de Assessoramento ao Conselho Deliberativo tem o objetivo de auxiliar o órgão máximo de governança da Petros no acompanhamento do passivo atuarial e dos regulamentos dos planos administrados pela Fundação, com base nas melhores práticas de mercado para preservar a solvência e a perenidade dos planos. Os integrantes do comitê devem ter conhecimento comprovado na área de seguridade de entidade fechada de previdência complementar. Além das reuniões ordinárias e extraordinárias previstas, o grupo tem de se encontrar pelo menos uma vez por semestre com a Diretoria Executiva e uma vez ao ano com o Conselho Fiscal.
O comitê é composto por um membro independente, um escolhido pelos conselheiros deliberativos de representação da patrocinadora e outro escolhido pelos conselheiros deliberativos de representação dos participantes ativos e assistidos. Os três membros têm mandato de três anos, podendo ser reconduzidos ao cargo uma vez.
Gostaria de saber se é verdadeira as informações que corre a respeito de no equacionamento 2021/2022 para os aposentados da Petrobrás
Boa noite, Francisco Chagas
Sim, o Conselho Deliberativo aprovou o equacionamento do PED 2021 para o PPSP-R para todos os participantes, não apenas para os aposentados.
Do jeito que vai, o valor da nossa aposentadoria da petros não vai mais dá pra pagar o que cobram
Pago quase 2.000,00 normal e quase 3.000,00 de equacionamento vem mais equacionamento futuros
Kkkkk
Prezado Francisco
Não acredito que isso venha a acontecer. Contudo, também depende de NÓS quando escolhemos quem vai nos representar tanto no Conselho Deliberativo, quanto no Conselho Fiscal. O que aconteceu, em 2021, foi fruto da soma da conjuntura econômica brasileira e mundial com o nosso portfólio de investimentos feito, em grande parte, por gestores que passaram pela Petros. Que bom que parece termos acordado de um sono profundo e saído da letargia que nos fazia acreditar que não corríamos riscos. Hoje estamos mais vigilantes, mais diligentes e muito mais críticos. Todavia, o futuro a Deus pertence, mas NÓS temos que ser, doravante, os protagonistas e não meros coadjuvantes em defesa do nosso patrimônio. Minha missão tem data para terminar: 25/11/2023 e eu espero sair exatamente como entrei, ou seja, de cabeça erguida.
Sim, compadre, sairá de cabeça erguida com certeza. Obrigado pelo empenho, dedicação e seriedade em tudo o que se propõe fazer. Uma lástima ter que sair. Compreendo os motivos e fico grato pelo tempo que tivemos você como um de nossos representantes