“Um pouco da minha trajetória de vida profissional”
Hoje, terça-feira, 10 de setembro de 2024, eu estaria completando 45 anos anos de empresa, a Petrobras. Tinha 19 anos de vida quando ingressei pelos portões da antiga Refinaria Landulpho Alves, Mataripe; a 1ª refinaria da Petrobras, também conhecida como RLAM. Comecei no antigo SELAB, Setor de Laboratório, no cargo de estagiário e depois assinei contrato, em 11 de dezembro do mesmo ano, como Analista Estagiário. Foram quase 10 anos de revezamento ininterruptos de turno, interrompidos por causa de uma doença profissional, a leucopenia, que me impediu que prosseguir no laboratório e me fez recomeçar tudo aos 29 anos de vida. Fiz então uma bela “limonada” desse saco de limões que a vida me deu.
Voltei a estudar, depois de 4 anos longe da faculdade – onde cursava Matemática, e passei nos vestibulares de Ciências Contábeis e Administração, no final do ano de 1989. Meu pai, diagnosticado com um carcinoma no pulmão, me incentivou e me deu apoio a seguir em frente, mas perdeu a sua última batalha da vida – ele que foi um ex-combatente na 2ª Grande Guerra Mundial, entre 1942 e 1945, no dia 20 de março de 1990, uma semana após o Plano Collor entrar em operação. Ele não pode participar da festa da minha minha formatura, em 1996, quando eram transcorridos 6 (seis) anos, após a sua morte.
Em 1998, depois de quase 10 (dez) anos sem realizar um concurso nacional, a Petrobras, finalmente, me deu a oportunidade de ser reclassificado no cargo de administrador de empresas. A Fundação Cesgranrio foi a responsável pela realização das provas do concurso externo – visto que a Constituição Federal de 1988 proibiu a realização de concursos internos para o ingressos nas empresas estatais. Fui um dos 5 (cinco) empregados da companhia (Erondi foi um deles) a obter êxito entre mais de 4 mil inscritos ao cargo de Administrador I – atualmente chamado de júnior, ficando classificado na 26ª posição, em todo o Brasil.
No dia 20 de março de 2000, exatamente 10 (dez) anos após a morte do meu pai, comecei a trilhar a minha carreira de administrador na Petrobras, no EDISE, Rio de Janeiro, na área de comercialização do Abastecimento. Até fevereiro de 2000, eu estava ocupando o cargo de Assistente Administrativo, ex-chefe do Setor Regional 6 da Segurança Empresarial, em Curitiba. Em 2002, decidi me submeter a um novo concurso, dessa vez para administrador pleno, porque nunca confiei no processo interno de promoção da empresa, sendo o único empregado da Petrobras a ser reclassificado ao cargo de administrador com experiência, dentre outros 32 (trinta e dois) aprovados, em novo concurso externo, dessa vez tendo a CESPE-UNB, atual Cebraspe, como a responsável pelas provas.
Trabalhei em 4 (quatro) Estados, 8 (oito) unidades da Petrobras e 2 (duas) de suas maiores subsidiárias:
- Bahia => RLAM e Escritório de Salvador (antigo ESSAL e atual Serviços Compartilhados N-NE)
- Rio de Janeiro => GAPRE; Abastecimento (sede); Transpetro (sede, cedido); INTERNACIONAL (Extinta Área de Negócios); ETM-Corp e Governança Corporativa. onde me aposentei, em janeiro de 2017;
- Paraná => BR Distribuidora (Gerência de Negócios de Energia, cedido);
- Mato Grosso do Sul => Engenharia, construção da UFN-3, emTrês Lagoas.
Foram mais de 37 anos dedicados a Petrobras, com muito orgulho e vários amigos, que depois decidiram me dar a missão de representá-los no Conselho Deliberativo da Petros, entre novembro de 2019 e novembro de 2023.
Sou grato a todos aqueles que acreditaram e ainda acreditam em mim.
No mesmo ano e mês, novembro de 2019, ano em que ingressei no Conselho Deliberativo da Petros, fui empossado no Governo do Paraná. Submeti-me a um novo concurso para administrador obtendo aprovação e me tornando, há quase 5 anos, um servidor público estadual. Durante 4 (quatro) anos, entre 2019 e 2023, conciliei meu mandato com o meu emprego no Governo do Paraná a custa de muito trabalho e poucas horas de sono. Poucos sabem dessa minha dupla jornada, mas cumpri a minha missão com muita responsabilidade e entrega. Integrei os Comitês de Seguridade (COSEG) e o Comite de Integridade (COINT), criado no ano passado, sendo este último um grande avanço nas mudanças que introduzimos no sistema de gestão e governança da Petros.
Sou um servo de DEUS e por isso acredito que tenho uma missão nesse plano de vida, além daquela de ser um exemplo a dar aos meus 5 (cinco) filhos: Diego, João Pedro, Yang, Hernan e Clara.
Quero agradecer, em especial, ao comentário feito hoje pelo meu amigo Erondi Correa Barbosa, cuja amizade, neste ano de 2024, está completando 25 anos de existência. Somos oriundos daquele mesmo concurso, já citado lá no meio desse artigo, em 1998, para administrador I, ou júnior, como queiram. Somos a prova viva de que apesar de não termos nascido do mesmo ventre, nem termos o mesmo sangue, ainda somos parte da mesma família: A Família Petrobras, da qual tenho muito orgulho de um dia ter pertencido.
Meu respeito e saudações a todos os petroleiros e petroleiras que construíram esta valorosa empresa!
Sigamos em frente!
Parabéns pelo seu trabalho e dedicação.
Grato, Márcio Felipe.
Parabéns por essa bela trajetória.
E sim, “sigamos em frente!”
Parabéns, Companheiro Herval,
Foi muito bom conhecer um pouco da sua história e dedicação à Petrobrás.
Forte abraço do
Silvio Sinedino.
Obrigado, conselheiro Silvio Sinedino,
Desejo ressaltar a sua cordialidade em todas as oportunidades as quais interagimos.
Nem sempre convergimos em ideias, mas acredito que tenhamos os mesmo ideais.
Forte abraço, bom trabalho e sorte no seu mandato à frente do nosso Conselho Fiscal.
Amém!
Parabéns Herval, fez jus a essa trajetória.
Feliz em ver você por aqui, nessas páginas, meu amigo, Weber Neves Machado. Este ano, completamos 51 anos de amizade, desde 1973, quando você morava no bairro do IAPI, em Salvador/BA, e eu não Cidade Nova.
Verdade Hervalino My King e se Deus permitir muitos anos virão. 🙏🙏
Trajetória da qual só pode dar orgulho a quem a trilhou. Uma bela página de vida. Sua insistência na busca de seu sucesso pessoal, ficou ainda mais demonstrada, quando nos relata que tem 5 filhos, e que deles a 5ª é a única mulher 😀
Boa noite, Heloísa Salgado!
Feliz em ler suas generosas linhas enviadas de empatia e reconhecimento, que nunca tive, durante 37 anos, 4 meses e 6 dias dedicados à Petrobras, além dos 4 últimos à Petros como Conselheiro Deliberativo da PETROS.