Conselho Deliberativo
Órgão máximo da nossa governança, o Conselho Deliberativo é responsável pela aprovação da política geral de administração da Petros e de nossos planos. Analisa e delibera temas como alteração de estatuto social e de regulamento dos planos, custeio administrativo dos planos, planejamento estratégico, programa orçamentário, políticas de investimentos, aplicação de recursos, nomeação e exoneração de membros da Diretoria Executiva, demonstrações contábeis, entre outras competências.
É composto por seis membros titulares e seus suplentes, sendo metade indicada pelas patrocinadoras, conforme o estatuto, e a outra metade escolhida pelos participantes em eleição direta. Entre os representantes dos participantes, um é eleito entre os ativos e o outro entre os assistidos. Já o terceiro é o candidato mais votado, excluído o candidato vencedor na categoria dos assistidos.
Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal, como o próprio nome diz, tem papel fiscalizador e é fundamental para os nossos controles internos. Deve comunicar eventuais irregularidades ao Conselho Deliberativo e recomendar providências para melhoria da gestão, além de emitir parecer anual sobre as Demonstrações Contábeis, elaborar relatório semestral de controles internos e emitir manifestação sobre outras obrigações legais. Também pode requisitar à Diretoria Executiva a realização de inspeções e auditorias.
É formado por quatro titulares e seus respectivos suplentes, dois indicados pelas patrocinadoras, conforme o estatuto, e dois eleitos pelos participantes ativos e assistidos. Dos dois eleitos, um é escolhido entre os ativos e o outro entre os aposentados e pensionistas.